• Carregando...
 |
| Foto:

A Editora Melhoramentos lança o Dicionário Ilustrado da Língua Portuguesa. Elaborado para atender os estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental, todos os verbetes trazem exemplos que ajudam a entender o sentido da palavra. E em vários casos, para que o entendimento do significado fique mais claro, há ilustrações.

As ilustrações assinadas por Ziraldo, que trazem o Menino Maluquinho e sua turma, auxiliam e tornam o aprendizado mais prazeroso. O formato do livro, a fonte, as cores, os espaços nas páginas e as ilustrações foram planejadas para que a consulta dos novos leitores ao dicionário seja fácil e agradável. O livro custa em média R$ 39.

Ajuda

Empresa doa material à escola municipal

A Escola Municipal Prefeito Aleixo Grebos, de Araucária, com 490 alunos, recebeu uma doação de equipamentos e materiais para o laboratório de ciências. Com valor aproximado de R$ 6 mil, estão incluídos diversos itens, como as vidrarias, microscópio, destilador e reagentes químicos para a preparação de aulas práticas. Tudo foi doado pela empresa dinamarquesa Novozymes, instalada em Araucária há mais de vinte anos, e entregue pessoalmente pelo presidente regional, Pedro Luiz Fer­­nandes. A ação faz parte do programa "Biotecnologia para a Sustenta­bilidade vai à Escola", parceria da Novozymes com a Secretaria Muni­cipal de Educação de Araucária para levar aos alunos do ensino fundamental o conhecimento da biotecnologia, despertando neles o interesse por esta área da ciência. Em 2010 oito escolas aderiram ao projeto.

Mais escolarização

É o que diz a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgados no último dia 8. A proporção de pessoas que tinham pelo menos 11 anos de estudo subiu de 25,9% em 2004 para 33% em 2009, e que 97,6% das crianças de 6 a 14 anos estão na escola. O maior crescimento na taxa de escolarização se deu entre as crianças de 4 e 5 anos: 86,9% estão na escola, um aumento em relação a 2008, quando a taxa era de 76,2%.

Voluntariado

Paranaenses em disputa

Duas escolas paranaenses estão entre as dez finalistas do 10.º Prêmio Escola Voluntária, escolhidas entre 563 instituições. São elas o Colégio Positivo, de Telêmaco Borba, com o projeto Clube de Matemática Solidária, que objetiva facilitar o entendimento da matemática por meio da confecção e aplicação de jogos; e a Escola Berlaar Santa Maria, de Londrina, com o projeto Áudiolivro, CDs de histórias e músicas infantis distribuídos gratuitamente para instituições que trabalham com deficientes visuais. Em novembro, o projeto vencedor será conhecido. Informações pelo site www.escolavoluntaria.com.br

Prêmio

Incentivo à brincadeira

A Omo lança a 3.ª edição do Programa Pelo Direito de Ser Criança, um prêmio de reconhecimento de escolas públicas e privadas que incentivam e estimulam o brincar e a aprendizagem pela experiência. Neste ano, a premiação inclui critérios ligados a atividades que inserem no dia a dia das crianças vivências de sustentabilidade e contato com a natureza.

Podem participar profissionais de educação das escolas da rede pública e privada de todo o Brasil, que atuam com crianças na educação infantil ou do ciclo 1 do ensino fundamental nível 1. Inscrições pelo site www.pelodireitodesercrianca.com.br até 1.º de outubro.

698 projetos de escolas públicas e particulares de educação básica disputam o prêmio Vivaleitura 2010. No conjunto, escolas, bibliotecas e entidades apresentaram 1.418 experiências de leitura. O Paraná teve 124 projetos inscritos. A entrega do Prêmio Vivaleitura está prevista para o período de 20 a 23 de novembro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]