• Carregando...
 | HENRY MILLEO / AGENCIA DE NOTICIAS GAZETA DO POVOGAZETA
| Foto: HENRY MILLEO / AGENCIA DE NOTICIAS GAZETA DO POVOGAZETA

A cada Copa do Mundo, é a mesma história: basta o Brasil vencer uma seleção de algum país rico que vem a enxurrada de memes e mensagens nos grupos familiares – “podemos ter vencido em campo, mas na educação e na saúde seguimos levando goleada”. 

Mas e se houvesse uma forma de ranquear os 32 países que disputarão o título mundial na Rússia por critérios além do futebol, o Brasil teria alguma chance de trazer o caneco para casa? 

LEIA TAMBÉM:  O país onde alunos pobres se saem tão bem quanto os ricos

Gazeta do Povo reuniu estatísticas e índices de educação, produção científica e qualidade de vida para ver quem se daria melhor em uma eventual disputa entre as nações que vão entrar em campo. Para cada quesito, destacamos as quatro primeiras colocadas, equivalente às semifinais do futebol. Na maior parte deles, o Brasil teria problemas até para superar a primeira fase e chegar entre os 16 finalistas. 

Como a Copa não reúne o mundo inteiro, algumas distorções ocorrem – nações bem posicionados em rankings educacionais e científicos, como Estados Unidos, Holanda e Itália, não aparecem. 

Ainda assim, é possível ter uma noção: se alguns países, como a Alemanha, se destacam em campo e fora dele, há outros que não assustam no futebol mas brilham nas salas de aula – como o Japão e a Coreia do Sul. 

No caso do Brasil, porém, se os critérios fossem estes, seria bem difícil de sonhar com cinco Copas do Mundo...

*Colaborou Henrique Kanitz

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]