• Carregando...
Aloizio Mercadante falou no primeiro dia do evento em Curitiba | Antônio More/Agência de Notícias Gazeta do Povo
Aloizio Mercadante falou no primeiro dia do evento em Curitiba| Foto: Antônio More/Agência de Notícias Gazeta do Povo

A prioridade da educação tem de ser matemática, português e ciências, segundo o ministro de Educação, Aloizio Mercadante, que iniciou na manhã desta terça-feira (6) a programação do Salamundo 2013, encontro internacional de educação que ocorre em Curitiba. Para o ministro, cultura e esportes são importantes e ajudam a formação da criança, mas é preciso olhar com atenção as matérias prioritárias. "Não dá para colocar três horas a mais na escola para a criança ter apenas capoeira, aprender a fazer bolo ou se divertir. Precisamos de foco e este ano a Prova Brasil já inclui ciências ao lado de matemática e português", lembrou.

Mercadante ressaltou a importância dos professores para o desenvolvimento do país. Segundo o ministro é preciso que os professores sejam motivados, valorizados e reconhecidos para que possa haver avanço na educação. Considerando a divulgação recente do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Mercadante comentou que, diferentemente do que tem sido divulgado, foi o desempenho na educação que favoreceu o aumento do índice no Brasil. "O que explica a evolução do índice foi o avanço da educação. É inegável e não tem discussão." Segundo o ministro o que deve ser discutido é que a educação partiu de um patamar muito baixo, bastante inferior aos de longevidade e de renda. Além disso, é preciso avançar mais. "A educação ainda não está no patamar que queremos e temos de manter o ritmo. Os indicadores mostram que tiveram um salto, mas não medem qualidade", afirmou.

A meta de ter todas as crianças com mais de 4 anos na escola até 2016 e 50% das crianças na creche também foi lembrada pelo ministro. Segundo ele, além de o governo ter adotado uma forma mais rápida e econômica para a construção de novas creches, a educação infantil também foi contemplada com aumento de 67% no valor da merenda escolar. "É um forte estímulo a essa etapa, que forma habilidades cognitivas indispensáveis ao processo de evolução na vida da criança e temos de fazer um grande esforço nessa direção", disse.

Formação de professores

Um dos assuntos que será discutido durante o evento é a formação e a autoridade dos professores em sala de aula. Mercadante afirmou que mesmo os cursos de licenciatura precisam melhorar. "Não dá pra imaginar que um professor vai aprender só lendo Piaget. Ele precisa ter experiência concreta em sala de aula para saber o que é um aluno. As raízes o professor vivencia na sala com experiência pedagógica concreta."

A próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que teve recorde de inscritos e contará com o dobro de examinadores e supervisores também foi abordado pelo ministro, que encerrou sua fala lembrando da importância do Programa Mais Médicos.

Fracasso na infância

O jornalista especializado em educação do The New York Times, Paul Tough, deu sequência ao evento com a palestra "Valores, caráter e sucesso na escola". Ele relatou pesquisas feitas nos Estados Unidos e Canadá que o inspiraram em seu livro "How Children Succeed" (Como as crianças conquistam, em tradução livre), que deve ser traduzido para o português no ano que vem. Tough falou sobre como o estresse e experiências ruins podem ser positivas para o desenvolvimento do caráter das crianças.

Segundo Tough, os testes feitos com alunos hoje dão muita importância ao Quociente de Inteligência, o chamado Q.I., mas há outros fatores que também merecem atenção e devem ser valorizados, como entusiasmo, curiosidade, responsabilidade e otimismo. O jornalista defende que a relação das crianças com o estresse deve ser desenvolvida e os pais são figuras importantes nesse processo, acalmando os filhos.

"Não há exagero de amor na primeira infância, mas não há diretrizes claras de como os pais devem agir em outras fases. Quando estão mais velhos, é preciso deixá-los fracassar, falhar. Mas em caso de crianças que convivem desde cedo com o fracasso, é preciso encontrar outras estratégias", afirmou o jornalista.

Tough aponta a primeira infância e a adolescência como os dois momentos que devem ser mais observados no desenvolvimento do caráter dos jovens. "Não acho que o fracasso em si possa levar ao sucesso. Muitas vezes isso não fortalece, desgasta", disse Tough. Ele destaca que as adversidades podem ser positivas por permitirem a meninos e meninas lidarem com o fracasso. "Na sala de aula, além do conhecimento, os pofessores podem ensinar os alunos a se erguerem das quedas. Podemos ser a pessoa na vida de muitas crianças que dará um empurrão na hora que elas precisam."

Síndrome de Irlen e trabalho com as mãos

Na sequência do Salamundo, o oftalmologista mineiro Ricardo Guimarães falou sobre a síndrome de Irlen. Na palestra "Os sentidos que punem e despertam", ele deu mais detalhes sobre essa doença que torna a leitura desconfortável e pode comprometer o desempenho escolar. O médico reforçou a importância da doença ser diagnosticada precocemente dentro ou fora da escola para que o aprendizado de meninos e meninas não seja comprometido e evite traumas no ambiente escolar.

O economista, pesquisador em educação e autor de 35 livros, Claudio de Moura Castro trouxe aos cerca de 2 mil presentes no evento a palestra "A inteligência das mãos". Castro deu ênfase à importância de atividades práticas no processo de ensino. Ele destacou que experiências do dia a dia podem trazer conteúdo de diversas disciplinas aos jovens. "Nós crescemos e amadurecemos passando do concreto para o abstrato. É assim que o homem se desenvolveu. Enquanto não entendemos, o estudo é penoso. Tem de haver prazer no estudo e as atividades escolares deveriam criar oportunidades de usar as mãos."

Literatura na educação

Uma mensagem gravada com Mario Vargas Llosa, escritor peruano vencedor do Nobel da Literatura em 2010, encerrou as palestras do Salamundo 2013 na manhã desta terça-feira (6). Em entrevista ao economista Claudio de Moura Castro, Llosa ressaltou a importância da literatura no aprendizado. Ele disse que, diferentemente da ciência, em que descobertas recentes ofuscam conhecimentos anteriores, a área da literatura, artes e humanidades é perene. "A grande literatura é sempre atual. Dickens não faz desaparecer Shakespeare ", exemplificou.

De acordo com Llosa, a literatura estimula a imaginação. "A literatura - boas leituras - é essencial para termos domínio sobre nosso idioma. Não é só um entretenimento, é capaz de formar cidadãos com espírito crítico", afirmou o escritor.

A programação do Salamundo 2013 segue à tarde com mais palestras - "O congestionamento curricular do ensino médio", de Tufi Machado Soares e Mariana Calife; "O bacharelado internacional", de Paul Campbell; "O segredo das escolas que dão certo", de Bernardo Toro -, uma mesa redonda com gestores de cidades de várias regiões do país e o espetáculo de teatro "Apareceu a Margarda", encenado por Marília Pêra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]