• Carregando...
Reconstrução de legitimidade: projeto resgatou a credibilidade da PM, que atuou fortemente no combate à criminalidade do bairro | Arquivo da Polícia Militar de Santa Catarina
Reconstrução de legitimidade: projeto resgatou a credibilidade da PM, que atuou fortemente no combate à criminalidade do bairro| Foto: Arquivo da Polícia Militar de Santa Catarina

Monte Alegre, bairro de Camboriú, cidade em Santa Catarina, que era conhecido por ser um dos mais violentos do estado, já não tem a mesma fama. A mudança é resultado, entre outras contribuições, de um programa iniciado em 2018, em um centro educacional da região, que revela que é possível que a polícia militar esteja dentro das escolas sem militarizá-las. 

A proposta, que tem sido aplicada de forma ‘piloto’ no Centro de Integração Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) do município, está dentro da linha de “policiamento de proximidade” – estratégia para aproximar a população e as forças de segurança do local.

Leia também: 6 lições que podemos aprender com as escolas militares

“Eles [policiais] não interferem no processo e modelo pedagógico da escola, e em nenhum momento a ideia se confunde com a de colégios militares”, explica o comandante-geral da Polícia Militar de SC, coronel Araújo Gomes. 

A proposta é simples: resgatar valores perdidos, como a o enaltecimento da boa conduta, do profissional de educação e dos militares. “Antes do início do turno, um grupo de policiais que trabalha no bairro chega à escola para dar ‘boas-vindas’ aos alunos. Quando faltam 15 minutos para o início das aulas, a bandeira do Brasil é hasteada, os estudantes são posicionados e cantam o hino”, explica. Eles também costumam marchar durante as atividades.

Embora a proposta não seja militarizar, o coronel defende que, sim, “algumas questões conceituais do modelo escolar dos colégios militares podem agregar valores a escolas da rede pública também”. Para ele, é preciso que a população mais do que veja, mas sinta a presença da polícia como protetora.

Leia também: MEC apoiará uso do Exército para gestão de escolas municipais

Meritocracia 

Paralelamente, outros ‘pequenos’ mecanismos são utilizados para incentivar disciplina, respeito e o civismo. O primeiro estudante que chega na escola, por exemplo, ganha uma espécie de casquete, como as usadas pela polícia, e, naquele dia, ele se torna o comandante da turma. Na liderança, ele é responsável por colocar os colegas em forma, direcioná-los à sala, conferir faltas do dia e fazer comunicados ao professor. “O aluno acaba se sentindo valorizado por ter chegado pontualmente na aula”, conta o comandante da PMSC.

A sexta-feira, sobretudo, é um dia especial. Os alunos que, ao longo da semana, se destacaram pelo comportamento, pelas notas ou alguma atitude especial, são indicados pelos professores e ganham, como forma de retribuição, um botton/ medalhinha. 

Leia também: Ordem em meio ao caos: escolas militares ganham espaço com bons resultados

“É um mecanismo bem simples de resgate de alguns valores e, ao mesmo tempo, uma proximidade muito grande com os policiais, que recebem os estudantes, dão boas-vindas, identificam o primeiro aluno de cada turma”, afirma Araújo. A estratégia também gera empatia e afetividade entre crianças, professores e policiais. 

Resultados

Após alguns meses da implantação do programa, os resultados já podiam ser percebidos, como a redução de faltas dos alunos para 43% comparado ao período anterior, diminuição de atrasos no início das aulas, melhoria de notas, maior participação dos pais na vida escolar e redução de 58% de ocorrências por causa de má conduta.

Ainda mais do que isso, o projeto desenvolvido nas escolas promoveu a reconstrução da legitimidade e proximidade da Polícia Militar com a comunidade. “Os desgastes que nós tínhamos combatendo a criminalidade na região eram muito grandes. Prendemos muito gente, teve muito confronto, nós tínhamos perdido a credibilidade”, relata o coronel.

Alguns pais, participantes fundamentais do processo escolar, resistiram à ideia, inicialmente, com medo de que a proposta fosse um modelo de militarização ou de cerceamento de liberdade. Hoje, no entanto, “eles fazem questão de participar e acham ótima a ideia da polícia interagindo com os filhos”, como afirmou o comandante da PM.

Institucionalização

Além dos bons resultados, o custo do programa é baixo. Na realidade, o projeto apenas se incorporou à programação operacional da patrulha na área. “Nós achamos isso fundamental, pois o policial que uma criança vê na escola é o mesmo que ela encontra no seu bairro”, diz Araújo. 

Após o consenso no âmbito escolar de que o processo foi proveitoso, a polícia pretende institucionalizar o programa para aplicá-lo no contexto estadual. Segundo o comandante da Polícia Militar, a previsão é de que, neste ano, cerca de 36 escolas recebam o projeto.

Gestão compartilhada

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, já afirmou que a sua pasta apoiará prefeituras interessadas em militarizar a administração de escolas municipais, que ficariam a cargo de PMs ou do Exército.

“Em comunidades que pedem apoio administrativo da Polícia Militar, o corpo docente continua o mesmo, a administração acadêmica continua a mesma, e o feedback nas comunidades é positivo. As pessoas, as crianças gostam disso, se sentem confortáveis", afirmou o ministro. "Na medida em que as escolas municipais pedirem auxílio, as polícias ou as Forças Armadas da respectiva localidade respondem, e o Ministério dá apoio”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]