• Carregando...
Enem 2019 terá uma das menores “taxas de problema” da história, diz ministro
| Foto: Flickr MEC

O Enem deste ano, que será realizado em todo o Brasil nos dias 3 e 10 de novembro, terá "uma das menores taxas de problemas da "história", disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub, em entrevista ao Correio Braziliense, na manhã de hoje (25).

"É uma das menores taxas de problema da história. Não estou vendo nenhum risco, estou bem otimista, e é o último ano que o Enem vai ser 100% no papel", disse. "As coisas estão acontecendo ao contrário do terrorismo que foi feito".

Segundo Weintraub, todas as provas foram impressas e estão prontas para serem encaminhadas às escolas. O objetivo do MEC é que em 2026 o Enem seja totalmente digital. As ações serão baseadas em exemplos de outros países.

O chefe da pasta de educação voltou a dizer que o MEC "está tirando tudo o que tem a ver com ideologia do Enem e trazendo tudo o que tem a ver com conhecimento, sem aspectos doutrinários".

"O Brasil viveu na era das trevas. O ensino básico da leitura e escrita é um fracasso retumbante", disse ele. "Para mudar isso, precisamos, primeiro, falar a verdade. Se falarmos que está tudo bem, que Paulo Freire é maravilhoso, não vamos a lugar nenhum".

Durante a entrevista, Weintraub também disse que a pasta irá lançar, em breve, um programa de incentivo a professores do Ensino Fundamental. "Precisamos estimular os melhores alunos a serem os professores. E impedir o pior aluno de ser professor, isso não é ditatorial, se não tem condição mínima, como ele vai ensinar?".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]