• Carregando...
 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo
teste

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Existem bactérias que inibem o crescimento de um fungo causador de doenças no tomateiro, por consumirem o ferro disponível no meio. As bactérias também fazem fixação de nitrogênio, disponibilizam cálcio e produzem auxinas, substâncias que estimulam diretamente o crescimento do tomateiro.

PELZER, G. Q. et al. Mecanismos de controle da murcha-de-esclerócio e promoção de crescimento em tomateiro mediados por rizobactérias. Tropical Plant Pathology, v. 36, n. 2, mar.-abr. 2011 (adaptado).

Qual dos processos biológicos mencionados indica uma relação ecológica de competição?

A) Fixação de nitrogênio para o tomateiro.

B) Disponibilização de cálcio para o tomateiro.

C) Diminuição da quantidade de ferro disponível para o fungo.

D) Liberação de substâncias que inibem o crescimento do fungo.

E) Liberação de auxinas que estimulam o crescimento do tomateiro.

QUESTÃO CORRETA: C

Indo até a montanha

O estudante que optar por ser autodidata encontrará na internet inúmeros caminhos para estudar. O AppProva (possibilita testar conhecimentos e avaliar as principais carências de conteúdo. Formado por mais de nove mil questões, o aplicativo gratuito propõe três tipos de exercício. Pode-se escolher entre jogar um quiz, desafiar os colegas ou fazer um simulado nos padrões do Enem.

Ô de casa!

O Estudavest também é uma boa ferramenta para aprimorar os estudos em casa. A plataforma, gratuita, oferece um banco de dados com questões da prova e de vestibulares de todo Brasil. O candidato do Enem pode interagir com outros usuários e elaborar um plano de estudos capaz de apontar pontos fracos e fortes. É possível escolher temas específicos, fazer provas de exames anteriores ou participar de simulados com perguntas diferenciadas. E ainda há uma classificação geral dos usuários.

Caminhos

Alguns canais do YouTube também oferecem dicas interessantes para o candidato . Um dos mais completos é o Descomplica. No espaço constam milhares de aulas gravadas, aulas ao vivo, monitorias online e correção de redação.

Maratonas

Desde 2010, o Colégio Dom Bosco promove o Especial Enem, espécie de intensivão para estudantes que já estão se preparando para o exame e outras provas que dão acesso ao ensino superior. As aulas sempre começam dois meses antes das provas do Enem, que, não custa relembrar, esse ano acontecem em 24 e 25 de outubro. A iniciativa envolve mais de 20 professores da instituição.

Assista às videoaulas:

Enem: assista à videoaula de história

Neste vídeo, o professor Daniel Medeiros, do curso Positivo, mostra como é possível identificar aspectos culturais, políticos e sociais de uma época por meio da análise da arte e da fotografia.

+ VÍDEOS

Veja quais são os temas de biologia que devem cair no Enem 2015

As questões de biologia do Enem tendem a ter foco social, tratando de problemas que atingem diretamente a qualidade de vida da população. O professor Geraldo, do Colégio Bom Jesus, explica que se encaixam nessa linha conteúdos como poluição (do ar, do solo e da água), tratamento de resíduos sólidos e práticas de sustentabilidade. Outro conteúdo recorrente são as doenças típicas de países tropicais. Assista ao vídeo e confira quais são as mais cobradas no Enem.

+ VÍDEOS

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]