• Carregando...
Primeira das 10 melhores, UFRJ usa somente  o Enem como seleção. | Tomaz Silva/Agência Brasil
Primeira das 10 melhores, UFRJ usa somente o Enem como seleção.| Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Quem pensa em estudar em uma das dez melhores universidades do país pode usar o Enem 2016 como um grande aliado: todas as 10 melhores universidades do país, elencadas no Ranking Universitário Folha (RUF), publicado esta semana pelo jornal “Folha de S. Paulo”, usam o resultado do exame como uma forma de entrada.

Duas delas têm a nota da prova como única maneira de iniciar uma graduação. É o caso da primeira colocada no ranking, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ambas disponibilizam todas as vagas para serem preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Das demais, seis universidades reservam, em média, 30% das vagas para quem quiser ingressar na graduação usando o Sisu ao invés de prestar o vestibular da instituição. Um exemplo é a Universidade Federal do Paraná (UFPR), sétima colocada no ranking, e da Universidade de São Paulo (USP), que separam um bom número de vagas para serem preenchidas pelos participantes do Enem.

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) são as únicas que usam o Enem apenas para compor parte da nota do vestibular. Nos dois casos, a pontuação do teste conta como complemento apenas para estudantes que escolherem essa opção.

Top 10 do RUF:

1. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

2. Universidade de São Paulo (USP)

3. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

6. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

7. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

8. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

9. Universidade de Brasília (UNB)

10. Universidade Federal do Ceará (UFC)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]