• Carregando...
 | Antonio More /  Gazeta do Povo
| Foto: Antonio More / Gazeta do Povo

A maratona de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) continua neste domingo (25) para mais de 336 mil inscritos no Paraná. Os candidatos que sonham com uma vaga no ensino superior terão cinco horas e meia para resolver as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias. Os portões foram abertos ao meio dia e fechados às 13h.

Violência contra a mulher é tema da redação do Enem 2015

O Inep divulgou em seu perfil no Twitter o tema da redação de 2015. A proposta é “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

Leia a matéria completa

Na região de UniBrasil, um dos principais locais de prova em Curitiba, o trânsito era complicado pouco antes do horário de fechamento do portões. O movimento de alunos chegando para a prova provocou filas na região.

Gazeta do Povo fará correção do Enem

Neste domingo (25), as provas de Redação, Linguagens e Matemática, que serão resolvidas por docentes do Colégio Marista Paranaense.

Leia a matéria completa

Larrisa de Almeida, 18 anos, está no sexto mês de gestação e presta o Enem para tentar Administracao ou Ciências Contábeis. “Hoje deve ser ainda mais cansativo. Os textos de ontem já eram longos e você quase não pode se mexer. Mas estou como boas expectativas”, disse a estudante, que espera o tema preconceito na redação.

Confira o gabarito extraoficial do primeiro dia de Enem

Professores do curso Dom Bosco e do Colégio Marista Paranaense resolvem e comentam as provas

Leia a matéria completa

Também candidata a Ciências Contábeis, Mayara Cristina Machado, 18, estava preocupada com a redação. Ela diz ter estudado técnicas textuais durante todo o ano, mas não se aprofundou em temas específicos. “Não tenho apostas porque acabei não acompanhando muito os temas que saíram na mídia”. A redação é o tema da conversa de muitos estudantes na porta dos locais de prova neste domingo.

Sem documento

A abstenção de 25,23% divulgada no sábado (24) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais (Inep) no primeiro dia de prova, deve crescer neste domingo. Às vezes, ela e causada por desatenção. Esse foi o caso de Caroline Michelson, 18 anos, que esqueceu o RG em casa e teve de pegar uma carona as pressas de moto. Chegou ao portão principal, mas não conseguiu alcançar a tempo o bloco onde faria a prova.

O documento também foi o vilão da família Ferreira. Autorizada a entrar no bloco, Mariana Ferreira, 14 anos, aguardou o pai até o último segundo. Março Antônio até chegou a tempo na UniBrasil, mas não ao bloco em que a filha o aguardava. “Por um minuto, ela perdeu a prova. Só faltava o documento. Uma pena tanta intolerância”, disse o pai.

Primeiro dia

No sábado (24), os candidatos fizeram as provas de ciências humanas e ciências da natureza . Cada prova teve 45 questões e duração de 4 horas e 30 minutos. De uma forma geral, os estudantes avaliaram que o primeiro dia do exame priorizou questões mais interpretativas em detrimento daquelas simplesmente decorativas. A maioria dos candidatos que começaram a deixar os locais de prova em Curitiba elegeu as questões de química como as mais difíceis do exame.

Abstenção

O índice de abstenção no primeiro dia de provas do Enem foi de 25,31% em todo o país, ou seja, em torno de 1,8 milhão pessoas deixaram de fazer as provas no sábado. O número é menor do que o registrado em 2014.

Já 364 pessoas foram eliminadas no início ou ao longo da prova, segundo informações do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, divulgadas em entrevista coletiva realizada ontem (24).

O ministro informou que 34 eliminados estavam portando objetos inadequados identificados por detectores de metal e os outros 330 participantes foram eliminados por motivos diversos, como portar equipamentos eletrônicos, se ausentaram antes do horário permitido de saída, utilizarem impressos durante a prova e não atenderam orientações dos fiscais.

  • Estudantes chegam para fazer as provas do segundo dia de Enem na UniBrasil.
  • O trânsito na região do Tarumã, onde fica a UniBrasil. era bastante intenso pouco antes do horário de fechamento dos portões.
  • Larrisa de Almeida, 18, está no sexto mês de gestação e veio prestar o Enem para tentar Administracao ou Ciências Contábeis.
  • Estudante teve de pegar uma carona de moto, após esquecer de levar o RG para o segundo dia de prova.
  • Alunos começam a deixar os locais de prova após a maratona do Enem.
  • Saída dos candidatos na Unibrasil, em Curitiba: prova de matemática foi considerada difícil.
  • Violência contra a mulher foi o tema da redação deste ano.
  • Pais e familiares receberam os estudantes após a maratona de dois dias de provas: agora é torcer para tirar uma boa nota.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]