• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Uma prova de Ciências Humanas complexa e questões de Ciências da Natureza bem elaboradas, com conteúdo menos técnico do que em 2015: essa é a avaliação dos professores do Colégio Bom Jesus sobre o primeiro dia de provas do Enem – eles resolveram e comentaram as questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas do Enem 2016 neste sábado (5).

Para o professor de Biologia Cornélio Schwambach, o Enem voltou a ser o que era: com um formato interpretativo, que exigiu do aluno atenção nos enunciados e nas fontes – além disso, a prova teve um equilíbrio entre questões fáceis, médias e difíceis, respeitando a Teoria de Resposta ao Item (TRI).

Conteúdos recorrentes do exame, como questões relacionadas ao meio ambiente, fizeram parte da prova novamente, além de problemáticas contemporâneas, como refugiados e machismo. Apartheid, repressão às mulheres, efeitos colaterais do spray de pimenta e diabetes foram outros temas abordados nas questões. Autores clássicos, como René Descartes e Arthur Schopenhauer foram referências de questões de Filosofia.

O professor de Filosofia do Bom Jesus, Denis da Silva Carvalho, salienta que a prova de Humanas trouxe perguntas que possibilitavam diferentes interpretações: uma delas, com trechos do texto da obra “Assim falou Zaratrusta”, de Friedrich Nietzsche, deixou os professores em dúvida entre as respostas D e B. “Na questão, aparece a doutrina niilista, que se traduz em um esvaziamento de valores. Por isso, fechamos na D”, explica.

A correção do Enem, feito em parceria com o Bom Jesus no projeto Enem a Toda Prova também ocorrerá no domingo (6), quando acontecem as provas de redação, Linguagens e Matemática.

Inep disponibiliza gabarito oficial.

Confira o gabarito extraoficial e comentários das questões:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]