• Carregando...
Resultado individual de cada participante sai em janeiro de 2017. | Henry Milleo/Gazeta do Povo
Resultado individual de cada participante sai em janeiro de 2017.| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

O Instituto Educacional de Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), divulgou na manhã desta quarta-feira (9) o gabarito oficial do Enem 2016 - as respostas e os cadernos de questões estão disponíveis na página do participante e pelo aplicativo do exame.

A nota individual de cada estudante, com resultado da redação e a soma de pontos, baseada na Teoria de Resposta ao Item, será divulgada no dia 19 de janeiro de 2017 – 5 milhões de estudantes realizaram as provas no último fim de semana (5 e 6 de novembro). O índice de abstenção esse ano chamou atenção: 30% dos inscritos não compareceram. É o maior porcentual desde 2009.

Nova aplicação

Para cerca de 240 mil estudantes que não realizaram a prova por conta das ocupações de escolas em todo o país, em protesto à reforma do Ensino Médio e a chamada “Pec do Teto”, que cria um limite para espaços públicos, o Enem será nos dias 3 e 4 de dezembro – no Paraná, são cerca de 43 mil alunos. Para pessoas privadas de liberdade e jovens que cumprem medida socioeducativa, haverá uma terceira versão do exame, que será aplicado nos dias 13 e 14 de dezembro.

O Inep e o MEC garantem que as novas versões das provas têm a mesma dificuldade e complexidade da primeira aplicação

Neste ano, de acordo com a avaliação de professores e especialistas, o Enem voltou a ser uma prova interpretativa, ao contrário de 2015, quando conteúdos mais técnicos chamaram atenção. Também foram destaque as questões de Ciências Humanas, consideradas complexas, e a prova de Matemática, que deu trabalho aos participantes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]