• Carregando...
 | /
| Foto: /

Questões longas e interpretativas e relação entre diferentes áreas do conhecimento sempre foram a marca do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No ano passado, porém, professores e especialistas notaram uma prova mais “conteudista” e técnica, considerada uma das mais difíceis até então. Essa mesma situação deve se repetir na edição de 2016, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro.

“O nível de dificuldade deve se manter, com o mesmo tipo de cobrança de questão, inclusive com as mesmas estruturas de enunciados”, aposta Bruno Kober, professor de Língua Portuguesa do Colégio Bom Jesus.

De maneira geral, mesmo com a mudança, professores consideram o Enem uma das provas mais importantes do país. “Ela consegue avaliar o que se propõe, traz variedade de conteúdos e diferentes tipologias de questões”, salienta Bruno.

Saiba quais serão os temas possíveis para a redação

Sobre essa nova cara do exame, o professor de Biologia da rede social acadêmica Passei Direto, Guilherme Nascimento, crê que a mudança para um conteúdo mais técnico é positivo, pois torna o preparo dos estudantes ainda mais necessário. “A prova fica com questões bem desenvolvidas e com temas bons de se trabalhar”.

Enem 2016

Data: 5 e 6 de novembro. No primeiro dia, os participantes respondem 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e outras 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, são 45 perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias, além da redação.

Abertura e fechamento dos portões: abertos às 12h e fechados pontualmente às 13h (horário de Brasília).

Duração das provas: começam às 13h30 nos dois dias, com 4h30 de duração no primeiro dia e 5h30 no segundo. A saída só é permitida depois de duas horas de prova. Para levar o caderno provas, o participante precisa esperar a meia hora final.

Documentação: documento de identificação original com foto.

Materiais: o único permitido é caneta esferográfica de cor preta, escrita grossa e fabricada em material transparente.

Guilherme também vê uma evolução dos conteúdos cobrados para este ano. “Antes de 2015, a prova de Biologia trazia questões de ecologia em sua maioria. Na edição passada, temas mais amplos como evolução, biotecnologia e imunização e questões sobre insulina estavam no teste. E esse padrão abrangente será mantido”.

Ainda em Biologia, o professor do Colégio Bom Jesus, Geraldo Sobrinho, acredita que o Enem 2016 deve trazer perguntas sobre problemas ambientais e saúde pública – segundo ele, sem dúvida assuntos como dengue, zika e malária estarão na prova. “O aluno precisa ficar atento aos dados sobre essas doenças”.

Conjuntura

Uma dica para se preparar para a nova tônica do Enem é ficar atento ao contexto em que os conteúdos podem aparecer. Os grandes eventos esportivos que o Brasil recebeu neste ano, como a Olimpíadas e Paralimpíadas podem gerar questões de todas as áreas de conhecimento, inclusive como tema de redação. Já desastres ambientais, como o ocorrido na cidade de Mariana, em Minas Gerais, são um prato cheio para questões de Química e Biologia.

Boa parte da carga interpretativa da prova deve estar nas questões de Linguagens e Ciências Humanas. Espera-se do participante que ele interprete textos verbais e não-verbais, além de relacionar conceitos de diferentes disciplinas como História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Assuntos como teoria do conhecimento, ética e política, por exemplo, são recorrentes e, portanto, boas apostas para a edição de 2016.

Mesmo com a “vestibularização” do exame, Bruno salienta que o Enem foi pensado para estimular o senso crítico dos alunos que saem do Ensino Médio. “Eles querem participantes que saiam da escola pensando”.

Temas possíveis para redação

A redação do Enem também é uma parte essencial do exame. Para 2016,professores apostam nos seguintes assuntos:

Inclusão da pessoa com deficiência

Pode aparecer por conta da realização dos jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, em setembro, com discussão pelo viés do esporte como ferramenta de inclusão, ou pela Lei 13.146, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, sancionada em julho de 2015.

Refugiados

É uma questão abrangente que envolve discussões atuais, como a a recepção dos refugiados no Brasil e na Europa, ou, ainda, os jogos Olímpicos, em que uma equipe formada apenas por refugiados competiu .

Empreendedorismo

Em um contexto de crise política e econômica, a discussão sobre soluções criativas é também uma boa aposta para a proposta de redação do Enem 2016. A dica é ficar atento para situações como desemprego, trabalho informal e regularização de novos negócios.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]