• Carregando...
Na sexta-feira, a Gazeta do Povo publica o Simuladão Enem, com 40 questões. | Jônatas Dias Lima/Gazeta do Povo
Na sexta-feira, a Gazeta do Povo publica o Simuladão Enem, com 40 questões.| Foto: Jônatas Dias Lima/Gazeta do Povo

A Gazeta do Povo preparou um desafio e tanto para os estudantes nesta sexta-feira (23). Um simuladão com 40 questões escolhidas por professores do curso Dom Bosco, como foco exclusivo no Enem. Estarão lá perguntas referentes a todas as áreas do conhecimento cobradas no exame, com gabarito e comentários que explicam porque determinada alternativa está correta e as outras erradas. Mas atenção! O Simuladão circula apenas na versão impressa, por isso, na sexta, corra até a banca mais próxima!

Local de prova

Cuidado para não ir ao lugar errado! Confira qual é o seu local de provas com antecedência e calcule o tempo que pode levar o trajeto até lá, contando com o inevitável trânsito congestionado nas proximidades das escolas e universidades. Se você depende do transporte público, tente ir ao local antes do fim de semana para ter uma noção real do tempo que o ônibus vai gastar. Lembre-se, não é possível, sob hipótese alguma, trocar o local de prova no dia do exame. Não adianta insistir com os fiscais.

Questão

Ciências da Natureza

Banda de frequência é a faixa de frequência ocupada pelo sinal modulado, ou seja, a faixa de frequência na qual um sistema tem uma resposta em frequência aproximadamente plana. Há várias bandas de frequências para a telefonia celular no Brasil: 850 MHz, antigas bandas A e B; 900 MHz, bandas de extensão utilizadas pelo GSM; 1700 e 1800 MHz, bandas D, E e subfaixas de extensão utilizadas pelo GSM; 1900 e 2100 MHZ destinadas na sua maior parte aos sistemas 3G.

Com base nas informações acima, podemos notar que:

A)com o avanço da tecnologia, as ondas utilizadas pela telefonia celular apresentam frequências cada vez maiores, ou seja, que se propagam com velocidades maiores.

B)A ordem de grandeza das ondas das antigas bandas A e B giram em torno de 106 Hz.

C)As ondas utilizadas pela telefonia celular que apresentam os maiores comprimentos de onda são aquelas destinadas aos sistemas 3G.

D)O aumento da frequência das ondas de telefonia celular não alteram a velocidade de propagação dessas ondas no ar.

Resposta: D

Nada de xerox

Se você é do tipo que leva uma fotocópia do RG na carteira, saiba que ela não será aceita pelos fiscais. O edital estabelece que só são válidos documentos originais com foto. Se você perdeu seus documentos recentemente por causa de furto, roubo ou qualquer outro motivo, será preciso apresentar o boletim de ocorrência expedido pela polícia com data de, no máximo, 90 dias anteriores à realização da primeira prova.

Apressados

Quem consegue resolver todas as questões muito mais rapidamente do que os colegas pode deixar o local depois de passadas duas horas do início da prova. O caderno de questões, contudo, só será liberado faltando 30 minutos para o fim do exame.

Novos tempos

Um teste audacioso vai ser feito pelo Ministério da Educação (MEC) em 2015: o Enem online. A ideia, há tempos circulando nos bastidores da pasta, será testada com treineiros, como são chamados os estudantes de ensino médio incompleto, com menos de 18 anos, nos dois dias de prova. O MEC pretende analisar questões logísticas e o funcionamento dos computadores durante a aplicação do teste. Com uma prova digital, o candidato poderia, por exemplo, agendar uma data para fazer o exame em algum dos locais de prova autorizados pelo Ministério e o governo economizaria milhões reais gastos hoje com impressão de provas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]