• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

A decisão dos estudantes secundaristas de manter as ocupações nas escolas estaduais e deixar a cargo de cada colégio a opção pela desocupação dos espaços, tomada em assembleia realizada nesta quarta-feira (26), pode ter reflexos sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 5 e 6 de novembro. Isso porque o Ministério da Educação (MEC) já afirmou que não aplicará as provas nos estabelecimentos que não forem desocupados até o dia 31 de outubro.

Até lá, a dúvida que fica para os 419 mil inscritos no Enem no Paraná é se eles serão ou não prejudicados por este impasse. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep), responsável pela aplicação do Enem, cerca de 72 mil participantes do exame podem ser afetados pela situação no estado.

Enquanto a data limite proposta pelo MEC não chega, a Gazeta do Povo responde algumas das principais questões que rondam a cabeça dos estudantes inscritos no Enem. Confira.

Quando ficarei sabendo se eu fui afetado pela mudança?

O Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais (Inep) irá acompanhar a evolução do movimento de ocupação das escolas até o dia 31 de outubro. No dia 1º. de novembro, o instituto irá divulgar a relação das escolas que não foram desocupadas até aquela data e que, por isso, não receberão o exame. A assessoria de Comunicação Social do MEC reafirmou nesta quarta-feira (26) que não haverá a transferência dos locais de prova.

Qual será a data da nova prova?

Caso as escolas que irão receber o Enem não sejam desocupadas até o dia 31 de outubro, os candidatos que fariam as provas nestes locais irão participar do exame em outro momento. O Ministério da Educação, no entanto, ainda não definiu qual será a nova data.

Devo me preocupar com as ocupações, caso o meu local de prova não esteja ocupado?

O posicionamento do MEC até o momento é o de que apenas as escolas que continuarem ocupadas até o dia 31 de outubro não receberão as provas do Enem. Assim, os estudantes que irão fazer o exame em escolas que não estão ocupadas ou que forem desocupadas até esta data não devem ter problemas quanto à realização do exame.

O que o estado está fazendo para desocupar as escolas?

Nos últimos dias, a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) intensificou os pedidos de reintegração de posse das escolas ocupadas – ainda não há um balanço oficial sobre quantos deles foram concedidos pela justiça. O governo do estado também manifestou o desejo de abrir o diálogo com os estudantes para encontrar uma solução para o impasse (na assembleia realizada nesta quarta-feira (26) os estudantes pedem a criação de um comitê estadual de educação) e entregou ao ministro da Educação, Mendonça Filho, o resultado de uma consulta feita com a comunidade escolar sobre a medida provisória que trata da reforma do ensino médio. Cerca de 90% das pessoas ouvidas reprovam a forma como as mudanças devem ser implantadas, por meio de medida provisória.

Quantas escolas ainda estão ocupadas na minha cidade?

O número de escolas ocupadas no estado tem diminuído desde a última segunda-feira (24), quando um jovem foi morto a facadas dentro de um colégio ocupado, em Curitiba. Das 831 escolas ocupadas até sexta-feira (21), 241 já foram desocupadas pelos estudantes até esta quinta-feira (27), de acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seed). O movimento Ocupa Paraná diz que 675 escolas seguem ocupadas no estado. Os estudantes que desejam obter informações sobre as ocupações em suas cidades podem entrar em contato com a ouvidoria na Secretaria de Educação de sua regional ou pelo telefone geral 0800-419192.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]