Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
Movimentos estudantis protestam contra PEC 206 na CCJ da Câmara dos Deputados
Movimentos estudantis protestam contra PEC 206 na CCJ da Câmara dos Deputados| Foto: Reprodução / Câmara dos Deputados

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206 prevê que alunos que tenham condições financeiras passem a pagar mensalidade para estudar em universidades públicas. A proposição é de autoria do deputado federal General Peternelli (PSL-SP) e atualmente tramita na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara. Antes de entrar na pauta da comissão, porém, será realizada audiência pública sobre a questão.

>> Faça parte do canal de Vida e Cidadania no Telegram

Mas qual é a sua opinião sobre a PEC 206? Você é a favor da cobrança de mensalidade em universidades públicas para alunos que possam pagar? Participe da enquete e deixe seu voto.

De acordo com a proposta, seria garantida a gratuidade aos estudantes que comprovassem que não poderiam arcar com as mensalidades. Essa avaliação seria feita por uma comissão da própria universidade. Se a PEC futuramente vier a ser aprovada, os demais alunos passariam a pagar para estudar nas instituições públicas de ensino superior. Os valores mínimo e máximo dessa cobrança seriam definidos pelo Poder Executivo.

De acordo com o General Peternelli, o objetivo é evitar que pessoas que têm condições de pagar sigam estudando “gratuitamente”. Ele ressaltou que o valor que supostamente passaria a ser cobrado teria de ser investido no custeio da instituição e também em ações de ensino e pesquisa dentro da própria universidade.

A medida foi criticada pelos parlamentares da esquerda. O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) afirmou que a medida poderá levar os estudantes às ruas contra o governo Bolsonaro. Já Fernanda Melchionna (PSOL-RS) rebateu os argumentos do autor da PEC e disse que a oposição e os movimentos estudantis vão trabalhar pela derrubada da PEC.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]