• Carregando...
 |
| Foto:

Uma escola exclusiva para meninas em Manchester, na Inglaterra, anunciou que adotará linguagem de gênero neutro para as estudantes. Os funcionários e alunas da escola não poderão mais se referir a elas como “garotas”. 

A Altrincham Grammar School for Girls (Escola de Gramática para Garotas Altrincham) anunciou a decisão em uma carta enviada aos pais. Na carta, a diretora da escola, Stephanie Gill, diz que a palavra “garotas” não será mais utilizada para se referir às estudantes para “quebrar hábitos arraigados no modo como se fala com e sobre as estudantes”. 

Segundo ela, o termo pode levar a um erro de gênero ao se referir a alunos transgênero.

A presença de drag queens em escolas brasileiras tem se tornado comum. Por quê?

Publicado por Educação - Gazeta do Povo em Quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

“Estamos mudando para usar linguagem de gênero neutro em todas as nossas comunicações com alunos e pais”, diz a carta enviada aos pais pela diretora. “Sabemos que para muitos estudantes transgênero um equívoco ao se referir ao seu gênero pode ser algo muito nocivo”, complementa o documento. 

A mudança de política de linguagem da escola não inclui alterações no nome da instituição, uma das escolas femininas de maior prestígio no Reino Unido. 

“Sempre é de esperar esse argumento de ‘exagero politicamente correto’ sempre que uma ideia nova vem à esfera pública. Espero que daqui a dez anos isso seja algo que todo mundo faz”, defendeu a instituição. 

Polêmica 

O fato causou controvérsia entre os pais, que apontam a falta de necessidade de usar gênero neutro em uma escola que atende estudantes de apenas um gênero. 

“Quando abri a carta, não tive certeza se era uma piada ou não”, disse o pai de uma das alunas ao jornal local Express. “Me parece meio banal, eles estão falando sobre diversidade em uma escola exclusiva para meninas. Como isso funciona?”, concluiu. 

Por ora, não há sinal de que a escola vá retirar o “garotas” do próprio nome.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]