• Carregando...
Escola cívico-militar
Colégio público do DF onde foi implementado o modelo de escola cívico-militar| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) divulgou a relação dos estados e municípios que aderiram ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim). Um acordo entre o MEC e Ministério da Defesa permitiu que mais instituições pudessem ser contempladas. De 54, passam para 74 escolas de educação básica sob o novo modelo. Até 2023, o governo pretende implantar o modelo em ao menos 216 instituições.

A escolha dos entes se difere entre modelo de repasse e disponibilização de pessoal das Forças Armadas. As unidades que optaram pelo chamado "Modelo de Repasse de Recurso" recebem aporte financeiro do MEC para as adaptações das escolas e, em contrapartida, "disponibilizam militares das corporações estaduais para atuarem nas escolas selecionadas, arcando com os correspondentes custos".

Por outro lado, no "Modelo de Disponibilização de Pessoal", o MEC disponibiliza pessoal das Forças Armadas para as escolas e, em contrapartida, os entes subnacionais ficam responsáveis pelo aporte financeiro necessário à implementação do modelo nas escolas selecionadas.

Confira quais entes da federação terão escolas sob gestão cívico-militar:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]