• Carregando...
Imagem da Universidade Federal do Recôncavo Baiano.
Imagem da Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Foto: Divulgação.| Foto:

A nova escolha de Jair Bolsonaro para reitor na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) é polêmica. Fábio Josué Souza dos Santos é filiado ao PT desde 1999 e já presidiu o partido em Amargosa, município baiano, entre 2009 e 2012. Ele também foi vereador pelo PT de 2005 a 2008. A nomeação foi publicada nesta quinta-feira (1º), no Diário Oficial da União (DOU).

A definição para a Reitoria na UFRB não foi tranquila. Georgina Gonçalves dos Santos, vice do ex-reitor Silvio Luiz Soglia, foi a mais votada tanto em “eleições” informais junto à comunidade quanto no pleito oficial realizado pelo Conselho Universitário em 27 de fevereiro. Na época, o professor José Fernandes de Melo, segundo mais votado na consulta com a comunidade, acabou não entrando na lista tríplice.

O elenco enviado para o governo contou com outros dois nomes "laranjas" ligados à chapa de Georgina - ambos do conselho universitário e que pediram votos para ela. Mesmo com contestação formal de Fernandes de Melo, o governo acabou por escolher Fábio Josué, o terceiro nome da lista tríplice.

O novo reitor da UFRB é doutor em Educação e, pelo seu currículo Lattes, pesquisa escolas rurais e o MST, entre outros temas. Sua tese de doutorado, defendida em 2015, foi "Docência e memória: narrativas de professoras de escolas rurais multisseriadas".

No ano passado, participou de reunião de balanço de mestrados em parceria com o MST. Também foi orientador, neste ano, de uma dissertação de mestrado sobre educação escolar nos assentamentos do MST no Recôncavo Baiano, do pesquisador Vangilson Ferreira Bispo.

Neste ano, outros seis reitores foram escolhidos por Jair Bolsonaro, cinco deles entre os primeiros colocados das listas tríplices enviadas pelas respectivas instituições. Na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Bolsonaro escolheu o segundo nome, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjos - o primeiro da lista era Fábio Cesar de Fonseca, filiado ao PT dos anos 1990 até 2005 e do PSOL, entre 2007 e julho de 2018.

Leia também: Sindicatos comandam escolha para reitor em universidade federal
*Bolsonaro nomeia reitor que não participou de “eleição” na universidade
* MEC volta atrás e “eleições” informais para reitor podem ser paritárias

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]