• Carregando...

A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi o banco de dados brasileiro melhor colocado em ranking que avalia a facilidade e a qualidade de acesso a publicações científicas em instituições de ensino superior. A UFPR ficou na 110º posição, a frente de instituições como a Universidade de Brasília, em 213º lugar, e a Universidade de São Paulo (USP), cuja Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, que já chegou a ocupar a 76ª posiçã,o em 2009, agora está em 426ª colocação.

Confira o ranking completo.

O responsável pela lista é o Cybermetrics Lab, um grupo de pesquisas do Conselho Superior de Investigações Científicas da Espanha que publica os resultados de sua pesquisa com 20 mil instituições de ensino superior duas vezes ao ano, em janeiro e julho.

A USP, por outro lado, ficou em 20º lugar no ranking mundial Webometrics Ranking of World Universities, pesquisa que avalia a influência em geral das instituições na Internet. Nesse segundo elenco, a UFPR ficou na 206ª posição, atrás de instituições como a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 71ª, ou a Universidade Estadual de Campinas, em 193º. Das 20 primeiras colocadas, só a USP e a Universidade de Toronto, no Canadá, não são dos Estados Unidos.

Veja o ranking das instituições com maior influência na Internet.

Sérgio Scheer, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, comemorou o bom resultado do banco de dados da UFPR. Ainda que a universidade possa melhorar, principalmente para galgar postos na pesquisa que mede a influência das instituições na Internet, os números demonstram, segundo Scheer, o trabalho e investimentos da instituição nos últimos anos. "Esse resultado é fruto do esforço realizado pelas equipes das 15 bibliotecas e da área de informática da instituição. Mas não nos cansamos, agora trabalhamos para melhorar ainda mais o desempenho da universidade", garantiu Scheer.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]