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O diretor-geral das Escolas Positivo, Carlos Dorlass, ressalta que a questão do consumo é um problema mundial. Na rede de ensino, as ações de consientização são definidas no início do ano letivo e ocorrem em todas as disciplinas. "É papel da escola provocar essa reflexão, principalmente relacionada à preservação e reabilitação do meio ambiente", diz. A professora Kátia Olzszewski, coordenadora das disciplinas de Geografia e História, explica que os projetos envolvem trabalhos de pesquisa com o alvo na mudança de postura desses estudantes. "Já recebi muitos relatos de alunos que iam ao shopping e não saíam sem consumir, compravam por comprar e não se davam conta disso. Agora eles vão a passeio e não saem com compras supérfluas", diz.

Trabalho semelhante ocorre na Escola Atuação, onde os alunos da educação infantil à 8ª série desenvolvem projetos e trabalhos diferenciados ao longo do ano para estimular o consumo consciente. A diretora Ester Cristina Pereira afirma que a difusão do conceito ocorre há oito anos. Na escola, os versos das folhas de sulfite são aproveitados para rascunho; os talos de verduras incorporados nas receitas domésticas e os uniformes usados, trocados pelas mães no início de cada ano letivo. A escola também ensina a sonhar, planejar e economizar para a realização de cada um desses sonhos. "Procuramos não evidenciar as coisas de valor e nem incentivar a compra de materiais caros, muito pelo contrário, queremos auxiliar as famílias e as crianças de uma maneira que consumam menos", diz.

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