• Carregando...
Para Bruno Benevenuto, 22 anos, os encontros acadêmicos facilitam o networking e o conhecimento do mercado de trabalho | Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo
Para Bruno Benevenuto, 22 anos, os encontros acadêmicos facilitam o networking e o conhecimento do mercado de trabalho| Foto: Ivonaldo Alexandre / Gazeta do Povo
 |

Quase uma recordista!

Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo

São 23 eventos acadêmicos e quatro congressos devidamente identificados no currículo da psicóloga Luiza Helena Raittz Cavallet (foto), 22 anos, que se formou na UFPR no ano passado. Ela conta que só não participou mais por limitação financeira e de tempo. Na lista, estão incluídos dois eventos fora da sua cidade de residência, Curitiba: um congresso do Conselho Federal de Psicologia, em São Paulo, e outro de Psicologia Escolar e Educacional, em Maringá. "Aproveitei a proximidade da maior parte dos eventos e não me decepcionei. Foi depois de assistir a uma mesa de discussão sobre psicologia hospitalar que escolhi esta área. Hoje sou residente no Hospital das Clínicas", conta. Até o quarto ano, Luiza participava como ouvinte, depois teve a chance de apresentar seu próprio trabalho. "Vale a pena", comemora.

Antes da inscrição

Quem não está acostumado a participar de eventos pode seguir algumas dicas para não perder tempo e dinheiro:

>>> Indicação: converse com os professores do seu curso, eles são as melhores fontes sobre os eventos acadêmicos. Além de conhecer os principais, eles podem dizer quais são "imperdíveis" e aqueles que podem ficar para depois.

>>> Organizadores: verifique quem está na organização da iniciativa e como foram as suas edições anteriores. Geralmente, o conteúdo trabalhado durante o evento fica disponível na internet.

>>> Participantes: consulte quem são os especialistas convidados e palestrantes e se são pessoas de credibilidade na área. Verifique os currículos e os temas estudados por eles.

>>> Programação: confira o que está previsto para o evento. Trace um roteiro para que, na confusão do momento, não acabe perdendo discussões importantes por falta de organização.

>>> Planejamento: se o evento ocorre em outra cidade, pesquise preços e hospedagens com antecedência. Alguns oferecem a possibilidade de pagar por pacote, que inclui ingresso, hotel e alimentação. Não se esqueça de prever os custos de transporte do hotel para o local do evento.

>>> Networking: leve cartão de visitas com seus contatos e perfis nas redes sociais. Se tiver seu próprio negócio, não se esqueça de carregar folhetos e de manter atualizado o site da empresa. E lembre sempre de reunir, de forma organizada, os contatos de pessoas que encontre.

Fonte: Redação com especialistas entrevistados.

Não importa quanto falta para a formatura ou se ela já ficou para trás. Independentemente do ponto da carreira em que uma pessoa se encontre, marcar presença em eventos acadêmicos como simpósios, seminários, jornadas e congressos faz a diferença na formação de qualquer profissional. E as vantagens não são poucas. Estudantes que desde o início do curso colecionam crachás de eventos têm mais facilidade para escolher a área que pretendem se especializar, enriquecem o currículo, ficam por dentro das novidades e têm grandes chances de caprichar no networking.

A oferta de eventos e sua periodicidade dependem de cada área, mas a participação assídua ainda não é costume entre os universitários. Segundo Bruno Benevenuto, 22 anos, que está no 10.º período de Engenharia da Computação na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), são poucos os que participam dos eventos acadêmicos. O estudante conta que quando era diretor-presidente do Centro Acadêmico acabava sabendo em primeira mão dos eventos promovidos pela própria universidade e, por isso, participou de vários deles. "Os congressos mostram como é o mercado lá fora e proporcionam contato com empresas que estão buscando talentos. É uma boa forma de conhecer gente importante, até de fora do Brasil", diz.

Mas participar só para ter mais um certificado não vale a pena, alerta a psicóloga Daniella Foster, coordenadora do PUC Talentos e coach executivo. "Muitos colocam uma lista enorme de congressos no currículo, mas o que vale é a experiência adquirida e o que o aluno tem para contar depois, além dos contatos feitos", diz.

Se além da participação o estudante apresentar um trabalho, melhor ainda. Segundo o pró-reitor de graduação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ludoviko dos Santos, essa é uma ótima estratégia para ir mergulhando no mundo acadêmico. "Até mesmo a participação como ouvinte é fundamental, pois permite assimilar conteúdos que vão além do que é visto em sala e interagir com colegas e pesquisadores de outras universidades", afirma.

Formação complementar

O congresso e outros grandes eventos são importantes não só para o estudante ou profissional, mas também para a própria categoria, lembra a psicóloga Luciana Albanese Valore, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR). "Do ponto de vista da profissão, esses eventos ajudam a discutir a regulamentação da área, as tendências e o que será prospectado nos próximos anos", afirma. Para quem ainda está na graduação, não há melhor oportunidade para ter acesso antecipado às discussões que envolvem a sua futura área de atuação.

As festas não precisam ficar de fora

Sempre existem aqueles estudantes que só se inscrevem para um congresso pensando nos coffee-breaks, shows e eventos noturnos pós-mesas de discussão. Mas essa postura é cada vez menos vista nos eventos acadêmicos, garante o pró-reitor de graduação da UEL Ludoviko dos Santos. "A quantidade de estudantes que consideram os congressos como oportunidades de turismo têm diminuído drasticamente entre todos os cursos. A importância que as universidades têm dado à participação dos alunos nesses eventos favorece isso", diz.

Mas os períodos de confraternização – e até as baladas – que estão na programação dos eventos não devem ser menosprezados. Fazer o famoso "social" contribui para o networking e para as trocas de informações entre universitários e profissionais de outras instituições. Só cuidado para não ultrapassar os limites. Como causar uma boa impressão é a ideia, cuidados como não exagerar na bebida ou na performance na pista de dança não devem ser esquecidos.

>>> Calendário acadêmico

Confira alguns dos mais importantes eventos acadêmicos indicados pelos especialistas entrevistados.

Administração

Congresso Internacional de Administração

III Congresso Nacional de Administração e Ciências Contábeis

XXII Encontro Brasileiro de Administração e VIII Congresso Mundial de Administração

Psicologia

XXXIV Congresso Interamericano de Psicologia

XIV Encontro Paranaense de Psicologia e I Congresso Internacional da Tríplice Fronteira

Medicina

Site que reúne principais eventos da área médica

Engenharia

VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, CONEM 2012

Educação

Congresso Internacional de Educação no Brasil

Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2012)

4º Congresso Nacional Marista de Educação

V Congresso Brasileiro de Educação Especial (V CBEE) e VII Encontro Nacional dos Pesquisadores da Educação Especial (VII ENPEE)

Congresso Nacional de Inovação, Trabalho e Educação Corporativa - Conitec 2012

X Congresso Nacional de Educação – EDUCEREComunicação

Congresso Brasileiro de Comunicação Organizacional e Relações Públicas

Tecnologia da Informação

Site com calendário de eventos na área de Tecnologia da Informação

>>> Conhece algum outro grande evento? Mande o link para nós no universidade@gazetadopovo.com.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]