• Carregando...

Cidades paranaenses onde as provas serão realizadas

Alvorada do Sul

Campo Bonito

Curitiba

Floraí

General Carneiro

Guaraqueçaba

Iguatu

Jaboti

Mandaguaçu

Marquinho

Mauá da Serra

Morretes

Nova Cantu

Palmeira

Porto Rico

Prudentópolis

Santa Maria do Oeste

Tuneiras do Oeste

As inscrições para o exame supletivo do Ministério da Educação (MEC) foram prorrogadas, nesta sexta-feira (24). O prazo de inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) se encerraria no dia 31 de outubro. Com a prorrogação o período segue até 14 de novembro. Os interessados que residem em municípios que não aderiram ao sistema do MEC podem fazer a prova na cidade mais próxima. No Paraná são 18 os municípios participantes.

O exame tem como objetivo avaliar as competências e habilidades básicas de jovens e adultos que não tiveram acesso ao ensino regular na idade própria. O participante faz quatro provas e, atingindo a pontuação mínima exigida, é aprovado e certificado na etapa de ensino na qual se inscreveu (fundamental ou médio).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelas agências dos Correios ou pelo site do Encceja na internet. A prova acontece nos dias 13 e 14 de dezembro nos municípios que aderiram ao exame. Para 2008, a expectativa do MEC é que mais de um milhão de pessoas faça o exame.

Inscrições

Pela primeira vez, os interessados poderão se inscrever diretamente na página do Inep, no endereço http://encceja.inep.gov.br/inscricao. Ao clicar na página, o interessado deverá entrar com o nome de usuário e senha. Se o estudante tiver participado nas edições anteriores, os dados serão os mesmos.

Se no ano de 2008 for a primeira vez que o candidato participa do exame, é necessário se cadastrar. Após preencher as informações solicitadas, o participante realiza a inscrição e tem a opção de escolher a prova que fará.

Os interessados poderão se inscrever para todas as áreas de cada etapa ou para apenas uma das áreas avaliadas. No nível fundamental, há as seguintes disciplinas: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação; história e geografia; matemática; ciências naturais.

No ensino médio, as provas compreendem as seguintes áreas do conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias e redação; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e ciências da natureza e suas tecnologias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]