i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Entrevista

Exclusivo: Weintraub fala de isolamento, da China, de governadores e da educação pós-Covid

    • Isabelle BaronePor Isabelle Barone
  • Brasília
  • 18/04/2020 10:30

O país enfrenta o ônus de um isolamento social precoce estabelecido, equivocadamente, por parte dos governadores. O Brasil gastou “munição na hora errada”. Essa é a opinião do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que concedeu entrevista exclusiva à Gazeta do Povo, de seu gabinete em Brasília.

As projeções catastróficas, afirma ele, têm se mostrado desacertadas pela falta de critério científico. Mas a hidroxicloroquina, aliada à azitromicina, como vem repetindo o presidente Jair Bolsonaro, pode ajudar o país a contornar a crise sanitária e econômica.

Na educação, Weintraub elogiou a atuação das universidades federais, garantiu a realização do Enem, em novembro, falou da nova secretária de Educação Básica e renovou a sua promessa de melhorar os índices educacionais. Leia, abaixo, os principais momentos da entrevista:

Isolamento

Abraham Weintraub: A essa altura, eu me sinto bem à vontade para falar que muitos prefeitos e, principalmente, alguns governadores, que acabaram influenciando os demais, se precipitaram. Eu te afirmo isso pelo seguinte, tecnicamente, não faz sentido ter a mesma abordagem em termos de quarentena para uma cidade como São Paulo ou Guarulhos, para uma cidade como Batatais, no interior de São Paulo, ou Pariquera-Açu, Barretos, Lins. São cidades que não têm metrô, trem, o transporte é muito menor. Não têm aglomerações que existem nos grandes centros.

Infelizmente, tem gente morrendo, mas está ficando cada vez mais visível que as projeções catastróficas que foram feitas estavam completamente equivocadas. Essas projeções catastróficas não tinham critério científico nenhum.

[O isolamento] não é uma coisa que pode durar seis meses. Se faz isolamento para evitar a explosão do pico de uma epidemia. Quando você antecipa e precipita o isolamento, vemos que gastamos munição na hora errada, gerando um ônus social muito grande. O isolamento social, dependendo da crise, da doença, é necessário. Mas a forma como foi feita foi errada.

Eu considero certos governadores como péssimos, tenho desprezo pela atitude deles nessa crise. Foi absurda, na minha opinião. Me chocou mais ainda como, rapidamente, as nossas profissões deixaram de ser nossas profissões, nosso ganha-pão deixou de ser nosso ganha-pão, em nossas propriedades, rapidamente, qualquer boquirroto entrava e confiscava propriedade privada.

Medidas de enfrentamento da gestão Bolsonaro

Abraham Weintraub: O presidente foi fundamental para guiar o Brasil durante esse período de crise. Bolsonaro apresentou um caminho que, hoje, está sendo visto como o correto, que é a utilização da hidroxicloroquina junto com azitromicina, baseado em working papers, porque o paper demora muito para sair.

Dado que já havia um material acadêmico robusto de working papers, os assessores de Bolsonaro, dos quais um é o meu irmão, Arthur Weintraub, levaram ao presidente, que se sentiu muito tranquilo em defender a hidroxicloroquina com azitromicina, além do zinco e da vitamina D como coquetel para tratamento imediato.

O que me dá alento para essa crise é que a gente tem um coquetel relativamente barato, que é a azitromicina com hidroxicloroquina. É um remédio bem testado [para outras doenças] ao longo de décadas e que tem dado resultados muito bons.

Inquérito no STF sobre comentário a respeito da China

Abraham Weintraub: Eu fiz um comentário que mostrava a minha insatisfação com o fato de o Partido Comunista Chinês ter segurado a informação da pandemia. Eles poderiam ter alertado o mundo 40 dias antes e, com isso, teríamos mais respiradores, mais capacidade, melhor preparo. Mas ficaram de bico fechado e, de repente, descobrimos que eles ficaram fazendo respirador, equipamento médico, que está sobrando [equipamento] lá e eles estão leiloando para o mundo. E o mundo inteiro está desesperado. Não tenho como afirmar, mas, aparentemente, eles fizeram estoque de caixa antes da crise, para sair comprando empresas baratas pelo mundo.

Eu manifestei isso, não sou racista, e a minha vida pregressa mostra isso. Inclusive, parte do meu MBA foi feito na Chinese University of Hong Kong. Eu fui o único ocidental que recebeu uma homenagem dos chineses, eles fizeram um nome em mandarim para mim, mostrando que eu era muito próximo deles.

Eu tenho um estilo que é o de falar a verdade, falar o que penso. Quando acho que estou errado, peço desculpas, basta ver que, quando vou para os embates no Congresso, várias vezes eu peço desculpas. Nesse caso, não foi racismo e me recuso a aceitar essa pecha.

Os processos que eu sofri estão caindo um a um, um atrás do outro. Eu confio na Justiça brasileira, que funciona, acredito na minha liberdade de expressão e, o dia em que eu não tiver mais a certeza que eu tenho na Justiça brasileira, e não puder mais falar o que eu penso, eu perdi o Brasil. Será um momento muito triste, no qual vou falar: "o Brasil infelizmente não é mais meu país".

Atuação das universidades durante a pandemia

Abraham Weintraub: As universidades federais estão ajudando bastante, principalmente nos departamentos de Medicina. A gente tem também trabalhos bacanas na área de Engenharia, com os respiradores. Conseguimos resgatar 132 respiradores que estavam sucateados.

Departamentos de Medicina, Química, Engenharia, estão entregando respiradores bons, pesquisas boas. Recentemente, ofertamos 6,5 mil bolsas da Capes, para mestrado e doutorado. Ao todo, são 88 mil. Uma parte do aumento foi exclusivo para o estudo de epidemias, como o coronavírus.

Estamos reforçando os programas que têm bom desempenho. Se você está estudando em um fundo de quintal, num departamento com nota 2, não vai receber bolsa de estudo, do dinheiro público, para estudar isso em um lugar desses. Estamos priorizando boas universidades e áreas onde a gente acha que são prioritárias, como Engenharia, Medicina, Enfermagem, Farmácia, esse tipo de coisa.

Formação antecipada de estudantes de Saúde

Abraham Weintraub: A gente não está em uma situação de normalidade. Numa situação de normalidade, não faríamos isso. Estamos fazendo porque, nesse quadro, eu gostaria muito que as pessoas, caso faltem médicos, vão para a linha de frente.

É óbvio que não é a situação ideal, mas nós não antecipamos muito. O aluno simplesmente tinha que ter concluído todas as matérias e ter feito 75% de estágio probatório; faltaria apenas a última parte do período de experiência prática. Ele pode se voluntariar para ir para a linha de frente, ajudar, receber, atender e ser orientado por um médico mais experiente, ajudando nesse atendimento.

Se faltar gente, um estudante de Medicina do quinto ano pode ajudar no atendimento de um paciente. Se faltar gente, um estudante de Enfermagem, no meio do curso, é melhor do que um PM ali do lado. Eu admiro os PMs, mas é melhor um cara que tem preparo do que alguém que não tem preparo científico para isso.

Autorizamos para que eles pudessem colar grau e ir para as linhas de frente. Mas não vamos obrigar, vai se quer, ninguém é escravo. Gostaríamos muito, faço um chamamento, não somente em nome do patriotismo, mas do humanismo, da humanidade das pessoas que fazem o juramento de Hipócrates.

Tem que ir para a linha de frente, até mesmo porque um médico mais jovem tem menos risco de morrer da doença [Covid-19] do que um médico mais velho. É momento de mostrar dignidade, decência. Isso de obrigar, fazer a fórceps, botar polícia em cima, invadir propriedade privada, isso não é do governo Bolsonaro, não. Isso é de outros governos.

Enem digital pela primeira vez

Abraham Weintraub: O Enem é realizado em novembro. Eu tenho certeza, te afirmo, te dou garantia que, daqui até novembro, acabou a quarentena, acabou a crise, não tem mais nada. Sobre os dias que ficaram sem aulas, a gente já flexibilizou, não é preciso mais ter 200 dias de aula, é preciso apenas cumprir a carga de hora e a matéria precisa ser dada. Além disso, o Enem não é qualificatório, ele é uma competição, passam os melhores e ponto. Ele não é justo, democrático.

Diante desse quadro, não façamos Enem esse ano, deixando 5 milhões de jovens em casa, olhando para o teto, gerando um caos na sociedade? Uma parte desses cinco milhões de jovens vai ser cooptada pelos movimentos de esquerda, a outra parte vai ter que buscar uma solução na iniciativa privada, vai precisar de financiamento.

Temos 100 mil voluntários [para o Enem digital], é só para quem quiser, não é obrigatório. Em todos os estados do Brasil vai ter pelo menos uma cidade onde a pessoa poderá fazer o exame eletronicamente, através do reconhecimento biométrico.

Faz o exame, o resultado vai estar lá e, se tiver qualquer problema operacional, a pessoa pode fazer o exame no papel físico tradicional, que faremos depois. Não tem risco operacional. Mas se a pessoa for mal no exame, não poderá refazê-lo no papel apenas porque foi mal no eletrônico.

Tenho certeza de que terão alunos prejudicados nesse período. Tenho certeza que vai ter gente que, em função do coronavírus, vai morrer, infelizmente. Tenho certeza que ter feito a Copa América no Brasil, trazendo o zika vírus, prejudicou brasileiros que nasceram com microcefalia. Isso não significa que eu vou destruir a vida de 210 milhões de pessoas.

Todo ano eles tentam acabar com o Enem. No ano passado, começaram dizendo que não ia ter Enem porque a gráfica havia quebrado. Parlamentares, alguns engajados da esquerda e muitos ligados a grandes empresários e ONGs, tentam gerar o caos na educação. Existem interesses corporativos e ideológicos para que não tenha Enem. Por isso que esse ano eles não querem, por isso que o ano passado eles não queriam, por isso que no outro ano teve um monte de invasão de escola e você viu grandes corporações batendo palma e achando lindo. As invasões eram justamente onde iriam ser realizadas as provas do Enem.

Tem até novembro para os jovens estudarem. "Ah, mas coitado do cara que não tem internet". Bem, para isso, tem cota, inclusive. Tem cota de quem estuda em colégio público, tem cota para isso, para aquilo, para tudo.

Eu prefiro ter esse ano mais médicos e mais engenheiros no Brasil, mesmo que eles não tenham as melhores condições do mundo para estudar, mas eles se viram. O ser humano precisa se virar em um momento desses. Basta os governadores flexibilizarem um pouco a quarentena e voltarem às aulas. Então não tem o menor cabimento falar, nesse momento, que não vai ter Enem. Isso é afetar a vida de cinco milhões de jovens, ou por interesses ideológicos ou por interesses financeiros econômicos.

Fiscalização de aulas remotas

Abraham Weintraub: Estamos fiscalizando se a universidade está tendo aula, isso a gente está fiscalizando. Eu não entro na sala de aula virtual e fico acompanhando para ver se o professor está falando bem do Paulo Freire. Pode falar, pode dar aula como quiser, o professor tem que ter total liberdade acadêmica para ensinar e pesquisar o que quiser. Mas tem que entregar o resultado, o aluno final tem que se formar e tem que ser bem avaliado.

Future-se

Abraham Weintraub: O texto está na presidência, aguardando para ir para o Congresso. Como estamos nesse período conturbado, a gente não quis mandar agora, mas o texto está pronto, já saiu de todos os ministérios, está só aguardando ir para o Congresso, já tem um relator previamente combinando.

Estamos fazendo uma administração com base em MPs, mas o Future-se não pode ser via MP, ele tem que seguir o trâmite normal, tem que ir para a Comissão de Educação. Eu espero que volte rápido.

Educação pós-pandemia

Abraham Weintraub: A expectativa é que vai melhorar. Estamos na sequência de implementar e aumentar técnicas que funcionaram no mundo inteiro. A experiência portuguesa é um modelo, por exemplo, Portugal era o pior país da Europa e hoje é o segundo melhor. Estamos adotando técnicas e abordagens científicas de fato, não de "especialistas" de ONGs e fundações que estão há 20 anos gerando resultados horrorosos.

Trouxemos, de fato, cientistas e pessoas gabaritadas, inclusive a nova secretária do ensino básico é uma pessoa com formação estupenda, super habilitada para seguir e implementar essa segunda fase. A primeira fase era colocar ordem na casa, o MEC estava uma bagunça, bagunça mesmo, não era pouco não.

A meta é colocar o Brasil como melhor país da América do Sul, em um horizonte de oito anos. A meta é que no próximo Pisa a gente deixe a última posição da América do Sul.

51 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 51 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    carlos

    ± 16 dias

    #malditosejabolsonaro E em 'homenagem' ao mentecapto em questão: #malditosejaweintraub

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      regina

      ± 18 dias

      Em relação à sua piadinha completamente sem graça usando o Cebolinha falando como chinês : quer ser levado à sério, Weintraub? Dirija-se às pessoas com com seriedade.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        José Carlos Menezes

        ± 19 dias

        Nao entendi. O que deu na gazeta (vai em minúscula mesmo) de entrevistar esta anta? Falando em ciência??? O Brasil agora faz parte do selecto grupo da Aliança do Avestruz, na companhia dos piores do mundo no combate ao coronavírus. Só o Bolso e ministros deste naipe estão certos e o mundo inteiro errado. Gazeta bye, bye. Prestigiar o contraditório é uma coisa. Prestigiar burrice é outra.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          Pzig

          ± 19 dias

          Vai ver quando o direto da APP ganha, ou melhor, ganhava, porque o governo sabiamente cortou as tetas gordas sindicais porque esses pelegos não produzem absolutamente nada!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • P

            Pedro Silva

            ± 19 dias

            Podeter certeza que qualquer educador publico é muito mais util do que você jamais será na sua vida. Só em um país de terceiro mundo com gente que nem você pra desqualificar professor.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • P

          Pedro Silva

          ± 19 dias

          Esse ministro deveria ser colunista da gazeta. Fala sobre um monte de coisa que ele não entende, e a opiniao dele não serve pra nada

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            Pzig

            ± 19 dias

            APP- Sindicato - Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná Aqui em peso detonando o ministro...Vão trabalhar, acabou a mamata..

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • P

              Pedro Silva

              ± 19 dias

              Va lamber bota de magistradobque ganha 4 mil de auxilio moradia, seu capacho.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • A

            AMAURI

            ± 19 dias

            Bozo do KCT, tira MANDETTA e deixa essa TRANQUEIRA, TAMUFÚ . . .

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • P

              PAULO C.P.

              ± 19 dias

              him-hã, him-hom him-hã, him-hom him-hã, him-hom

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcia Silva

                ± 19 dias

                O Bolso usou a caneta contra o ministro errado.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  elisangela alves laranjeira

                  ± 19 dias

                  Kkkkkkk

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Cristian carla a. Volski cassi

                    ± 19 dias

                    Inconpetente

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Austríaco-PR

                      ± 19 dias

                      Ministro sério e dedicado. Parabéns a gazeta por entrivista-lo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      4 Respostas
                      • A

                        Austríaco-PR

                        ± 19 dias

                        Xexéu Bimbim: Obrigado

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Austríaco-PR

                        ± 19 dias

                        Obrigado

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • X

                        Xexéu Bimbim

                        ± 19 dias

                        Entrevista-lo

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • X

                        Xexéu Bimbim

                        ± 19 dias

                        Entrevista-lo

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • S

                      Sr. Fernandes

                      ± 19 dias

                      A gota da água. Perderam mais um assinante.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • W

                        Willy Rossi Dierkes

                        ± 19 dias

                        Os fessores tão brabinhos por que alguém manda eles trabalhar.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • X

                          Xexéu Bimbim

                          ± 20 dias

                          Outro debiloide do ramo Biroliro

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Paulista

                            ± 20 dias

                            Pelos comentários, muitos deles, abaixo vejo que o RUIMDAD tem uma legião, cega, de fãs. É de lamentar.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Diego Porto

                              ± 20 dias

                              Entrevistas como estas nos levam a repensar a assinatura na Gazeta. Entrevistar um demente é desperdiçar tempo e espaço em tempos difíceis. Esse demente deveria ter assumido a Saúde, pra ficar a cara desse governo.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                CSG

                                ± 20 dias

                                , Weintraub é que melhor representa o Governo Bolsonaro. Um governo totalmente perdido e um Ministro da Educação boçal e ignorante...Assim vai o Brasil

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  José Airton Gernano da Silva

                                  ± 20 dias

                                  Gazeta e a perda de tempo e espaço precioso. Esse doido, que não é o doido da Bahia, que por sinal tem juízo. Esse aí não, é um arrumador de confusão. Esse é o perfil que os Bolsonaros gostam, totalmente demente, lambe botas, que vivem arrumando confusão com que está trabalhando, e por aí vai. É uma besta humana.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • W

                                    WALDEMAR ENS

                                    ± 20 dias

                                    Que comentário bobo, dispensável. Melhor seria se calar.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  Edivaldo S

                                  ± 20 dias

                                  Que há parlamentares, governadores, prefeitos eleitores, imprensa, onça, tigre, pato... contra que no governo Bolsonaro dê errado, isso é fato. E também é fato que dá mesma forma, há outra parte a favor que esse governo dê certo. Agora não podemos se isolar do mundo. Transferi ( se fosse possível) o Brasil para a lua. A luta continuará para um país melhor. Talvez sejamos um país decente daqui a 50 anos... talvez lá já não exista mais essa ibecilidade de direita e esquerda e voltemos a ser um país com um único povo...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • R

                                    Risada Apertada

                                    ± 20 dias

                                    Um ministro que tem ódio do Magistério. Pode ir. Mais um da caterva bolsonarista. Ali ao redor do povo é a competição de quem é o mais macabro.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • G

                                      Guilherme Barbosa

                                      ± 20 dias

                                      Que vergonha a gazeta da ana Amélia dar voz de primeira página a uma criança ****** dessas, que faz piada de cebolinha. Nao à toa, destruiu o jornal do pai, chico beleza. Hj é apenas um site de extrema direita, que só mitomanos leem.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        MIRIAM RITA MORO MINE

                                        ± 20 dias

                                        Preconceito contra o ministro. Cega e nem conseguem analisar o que diz. Parecem aqueles que assistem a globolixo e perderam a capacidade de raciocinar. Só engolem. Concordo 100% com o ministro. Sou professora de universidade publica e estou orientando teses de doutorado e dando aulas on line. Não parei!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        3 Respostas
                                        • A

                                          Austríaco-PR

                                          ± 19 dias

                                          Tive aula com a professora Miriam. Uma das pessoas mais dedicadas que já conheci.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • W

                                          WALDEMAR ENS

                                          ± 20 dias

                                          Guilherme Barbosa: Pena que você não tem o privilégio de assistir umas aulas da professora Miriam. Seria excelente pra você.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • G

                                          Guilherme Barbosa

                                          ± 20 dias

                                          Tenho muita pena de seus alunos, tendo uma ******* dessas dando aula. Credo!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • L

                                        Luiz B

                                        ± 20 dias

                                        Demencia é o problema! e a gazeta vai para o mesmo caminho!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • C

                                          Costa Rego

                                          ± 20 dias

                                          Só mesmo um pasquim reacionário, como a Gazeta do Povo, para dar crédito a esse energúmeno a ponto de dar voz a seus absurdos, colocando-o em destaque na página principal. Da entrevista, fica evidenciada a visão limitada do ministro, que só mesmo num governo como o de Bolsonaro poderia estar nesta função. Que um Impeachment nos livre logo de Bolsonaro e dos ministros da cota do "Gabinete do Ódio", tal como este e o das relações exteriores. Espero que o General Mourão corrija o rumo destas áreas do governo assim que assumir a presidência.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • E

                                            Estevan Lacerda

                                            ± 20 dias

                                            E anotem, daqui a pouco, em outra materia que nao dê voz a qualquer pessoa cuja linha ideologica seja a mesma que a do "Costa Rego", ele vai questionar: "cadê a liberdade de expressão, Gazeta fascista?".

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • E

                                            Estevan Lacerda

                                            ± 20 dias

                                            Depois são pessoas como você que vem dizer que "Não têm lugar de fala", que os outros são fascistas, ditadores, e apenas a voz deles predomina. Engraçado, né? A única pessoa (totalmente hipócrita e incoerente) é você, que começou o comentário chamando o jornal de pasquim reacionário e o ministro de energúmeno. E depois vem falar em discurso de odio? Mas é fato que seu nível de argumentação é baixíssimo mesmo. Isso é o máximo que pessoas como vc conseguem fazer. Tira primeiro a trave do teu olho para poder falar de alguém, tenha moral, meça suas palavras.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Marcos Ctba

                                          ± 20 dias

                                          Objetividade para educação e o ministro é bem determinado.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Anderson

                                            ± 20 dias

                                            “Imprecionante”! Esse senhor não tem a menor condição de ser ministro da educação! Lamentável

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • F

                                              FRANCISCO ABILIO MATEUS

                                              ± 20 dias

                                              Só besteiras!!!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                Cético

                                                ± 20 dias

                                                Esse é raiz. Excelente!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • R

                                                  Roberto Rocha Passos

                                                  ± 20 dias

                                                  Quem acompanhou pela legenda, teve dificuldade, pois há palavras que não foram ditas pelo Ministro. O conteúdo é claro e objetivo: combater os malfeitos dos últimos 15 anos, afastar a doutrinação socialista, valorizar o que traz retorno à sociedade, principalmente em pesquisa. Difícil é ver R$ 51 bilhões jogados fora nos últimos 10 anos em uma Educação que não decola, e afunda a sociedade.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    Cassio Santos

                                                    ± 20 dias

                                                    Parabenz gazetynha! Batendo pra maluco dançar, maluco sem diplomacia nenhuma, diga se de passagem! HAHAH Risivel como es BLOG de right wing se supera, rs.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    1 Respostas
                                                    • Z

                                                      Zyss

                                                      ± 20 dias

                                                      Chora não jumentinho, o Lula tá livre... Pode respirar aliviado.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    João Mello

                                                    ± 20 dias

                                                    Fica dificil não concordar 200% com o ministro.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • F

                                                      FABYANNA SANTOS PINTO

                                                      ± 20 dias

                                                      Opa! Este Sr. é Ministro só do Estado de São Paulo, não conhece os demais estados. Em sala de aula nós temos muitas crianças próximas umas das das outras por metro quadrado. Cortes nas bolsas CAPES, aumento pra estudos só do Covid-19 agora com os apadrinhamentos. Que deve ter cuidado com os " voluntários" mão de obra barata, é desvalorizar o profissional, assim mesmo como faz aos professores.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • R

                                                        Rodolfo L. Xavier

                                                        ± 20 dias

                                                        Quanta besteira dita por um cidadão de uma só vez... Weintraub é mais um que deveria ficar quieto e guardar o que chama de opinião pra si próprio. Cloroquina vem sendo refutada em ensaios clínicos. O isolamento só parece desnecessário porque está funcionando. Há duas semanas os Estados Unidos tinham mortes por dia que temos hoje... onde estaremos daqui duas semanas?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        3 Respostas
                                                        • S

                                                          Sr. Fernandes

                                                          ± 19 dias

                                                          Rodolfo, eu me sinto muito decepcionado em te dizer isso, mas infelizmente a falta de educação básica aliada a a um fanatismo político inescrupuloso fazem do Brasil o que ele é hoje. As pessoas simplesmente não querem ouvir opiniões que lhes sejam estranhas. Infelizmente muitos irão morrer por conta disso, e ainda assim não terão capacidade de se sentir minimamente responsáveis. Façamos nossa parte e cuidemos daqueles que amamos. Boa sorte, meu amigo.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • C

                                                          Cético

                                                          ± 20 dias

                                                          Gabriel: Na mosca.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                        • E

                                                          Estevan Lacerda

                                                          ± 20 dias

                                                          Vc também podia fazer o mesmo. Guardar o que chama de opinião para si próprio. =D

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        Michel

                                                        ± 20 dias

                                                        Concordo 100%

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        Fim dos comentários.