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Confira algumas dicas do professor:

> Crianças invisíveis – Cinco curta-metragens que tratam da realidade de crianças em diferentes continentes. Disponível em locadoras.

> Ônibus 174 – Documentário brasileiro que mostra a transformação da criança de rua em bandido e as causas da violência nas grandes cidades. Disponível em locadoras.

> http://www.youtube.com/user/gilsonprof – Canal de filosofia e educação no Youtube que traz vídeos com diversos temas de filosofia.

Elogiado por seus alunos, o professor de Filosofia Robson Gaievski, 26 anos, trouxe a praticidade e a interação dos vídeos para suas aulas no Colégio Estadual do Paraná. Com a intenção de ser o ponto de partida das discussões, os minidocumentários de, em média, cinco minutos, quebram a monotonia e trazem dinâmica para a sala de aula. O som, a música e as imagens são elementos interessantes para despertar o processo de reflexão.

Segundo o professor, essa é uma didática que traz muitos re­sultados, pois o aluno sente-se instigado a interagir nas discussões, tornando-se muito mais participativo. "Expre­ssan­do sua opinião, o estudante passa a fazer parte da construção desses conceitos e sente-se inserido no contexto discutido, en­­trando assim em contato com o princípio da disciplina". De acordo com Gaievski, o objetivo da Filosofia no ensino médio é recriar conceitos a partir de diferentes ideias e reelaborar interpretações do mundo pelas reflexões e pontos de vista gerados em sala.

Temas como a ética, por exemplo, são apresentados em vídeos que falam sobre questões como desigualdade e corrupção. "O ideal é utilizar apresentações curtas, que produzem melhores sensações". Na prática, o professor ex­­plica que a interação com o audiovisual mantém a classe concentrada e atenta às explicações, conseguindo absorver o conteúdo e sen­­tindo-se motivada a participar do debate logo em seguida.

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