Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

Caro usuário, por favor clique aqui e refaça seu login para aproveitar uma navegação ainda melhor em nosso portal. FECHAR
PUBLICIDADE

balanço

Fuga ao tema deu nota zero a 5% dos participantes do Enem

Ao todo, mais de 300 mil participantes não pontuaram na redação; apenas 53 candidatos tiveram nota máxima

  • Gabriel de Arruda Castro
Ministro Mendonça Filho em entrevista coletiva nesta quinta-feira | Mariana Leal / MEC
Ministro Mendonça Filho em entrevista coletiva nesta quinta-feira Mariana Leal / MEC
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Apenas 53 redações do Enem alcançaram nota máxima na edição de 2017 da prova, em um total de 4,7 milhões de inscritos.  No ano anterior, 77 candidatos haviam conseguido nota máxima. 

Os dados fazem parte de um balanço apresentado nesta quinta-feira pelo Ministério da Educação.

Em 2017, as redações com nota zero foram bem mais numerosas: 309.157 (6,5% dos que fizeram a prova). Em 2016 foram 291.806 candidatos sem pontuação (4,8% dos que fizeram a prova). 

Dos que levaram nota zero na redação de 2017, o problema mais frequente foi a fuga ao tema – 5% de todos os que fizeram a prova se enquadraram nessa categoria. No ano anteriro, apenas 0,78% deles haviam recebido nota zero por esse motivo. 

A presidente do INEP, Maria Inês Fini, minimizou o aumento. “É absolutamente normal, dentro do histórico de anos anteriores”, disse ela nesta quinta-feira, em entrevista coletiva. O INEP, vinculado ao Ministério da Educação, é o órgão responsávle por organizar a prova.


Publicado por Educação - Gazeta do Povo em Domingo, 14 de janeiro de 2018

O tema da redação foi "Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil". Apesar do aumento expressivo no número de candidatos com nota zero, a nota média da redação passou de 541,9 para 558 pontos.

O balanço foi feito no mesmo dia em que as notas foram liberadas para consulta pelos candidatos. Os participantes devem acessar a página enem.inep.gov.br/participante.

O ministro da Educação, Mendonça Filho, classificou a prova de 2017 como “o Enem mais tranquilo, mais seguro da história”. 

Outras notas

No campo Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, a nota média de 2017 foi de 510,2. Na parte de Ciências Humanas e suas Tecnologias, a média foi de 519,3. No campo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, de 510,6.

2018 

O Enem de 2018 acontecerá nos dias 4 e 11 de novembro – como em 2017, serão dois domingos. O edital será publicado em 21 de março, e as inscrições estarão abertas de 7 a 18 de maio.

o que você achou?

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE

mais lidas de Educação

PUBLICIDADE