i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Com protocolo seguro

Grupo de pediatras lança campanha de mobilização para volta às aulas no início de 2021

  • Por Gabriel Rodrigo Sestrem
  • 04/12/2020 17:35
Grupo de pediatras lança campanha de mobilização para volta às aulas no início de 2021
“Nenhuma criança será vacinada no Brasil em 2021”, afirma Rubens Cat, um dos líderes do grupo de pediatras à frente da campanha| Foto: Unsplash

Desde que surgiram os primeiros casos de coronavírus, governos de todo o mundo recorreram a medidas drásticas para conter as contaminações. Tendo como base a experiência da pandemia da gripe H1N1, na qual crianças e idosos eram os principais grupos de risco, uma dessas medidas foi a suspensão temporária das aulas presenciais. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, aproximadamente 1,5 bilhão de estudantes em todo o planeta chegaram a ficar sem aulas presenciais.

Com o surgimento de estudos científicos que concluíram que crianças são menos propensas a contrair a Covid-19 e oferecem menor capacidade de transmissão do vírus para a comunidade em geral, diversos países passaram a retomar as aulas presenciais com diferentes medidas de segurança, que levaram a resultados positivos. A maioria, porém, foi capaz de evitar surtos significativos que levariam a um novo fechamento das escolas.

Apesar de evidências científicas de que crianças representam menos de 10% dos casos, têm baixo número de internações e mortalidade de até 0,3%, no Brasil as aulas permanecem suspensas na grande maioria das escolas há quase nove meses.

Preocupados com as consequências do fechamento das escolas relacionadas aos aspectos físico, mental e social das crianças (sobretudo aquelas matriculadas em escolas públicas), um grupo criado por pediatras lançou, em 1º de dezembro, a campanha “Lugar de Criança é na Escola”. O objetivo da iniciativa é mobilizar a sociedade e o poder público para o retorno seguro das escolas públicas no início de 2021.

A Gazeta do Povo conversou com o pediatra Rubens Cat, que é professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), chefe do Departamento de Pediatria do Hospital de Clínicas da UFPR e um dos líderes do grupo, para saber mais sobre a iniciativa.

Quais são os principais objetivos da campanha “Lugar de Criança é na Escola”?

Rubens Cat: Queremos devolver aos pais o direito de deixar seus filhos em locais seguros e aos professores e demais profissionais de educação o direito de terem segurança em seu trabalho.

O que nos tocou nesse momento prolongado de fechamento é que crianças de escolas particulares vão ter o benefício do retorno às aulas antes das crianças de escolas públicas, não se respeitando o princípio básico e elementar da isonomia. Vários pediatras estão lançando em todo o país diferentes campanhas, trazendo somente informações com comprovações científicas de que escolas podem e devem reabrir com segurança. Nosso manifesto ou campanha tem como informação primordial que escolas com protocolos de segurança são locais seguros a todos os que nelas estudam ou trabalham.

O que se cobra para a volta às aulas são os protocolos de segurança. As escolas particulares têm condições de colocar em prática essas medidas, como diminuir o número de alunos por sala, manter o ambiente o mais arejado possível, manter atividades em áreas externa, garantir máscaras em crianças acima de 5 anos e álcool gel. Mas há regiões do Brasil em que não há água encanada, tratamento de esgoto, nenhuma condição. Nosso movimento consiste em uma mobilização para cobrar da sociedade e do poder público que nesses próximos meses a gente crie condições para que no início do calendário escolar, em fevereiro de 2021, as escolas públicas sejam reabertas.

Se não houver essa mobilização, no ano que vem as escolas não vão voltar e vamos perder também o calendário de 2021. São perdas e danos irreparáveis para essas crianças.

Quando falamos em “volta às aulas para as crianças”, qual faixa etária pode ser considerada?

Rubens Cat: É considerado criança todo ser humano abaixo de 18 anos. Se analisar crianças abaixo de 10 anos, é muito mais seguro – elas apresentam menos contaminações, formas mais leves da doença e poder de transmissão menor. Se tiver que escolher entre abrir escolas até 10 anos ou entre 10 e 18, abaixo de 10 anos é mais seguro.

Mas isso não quer dizer que o movimento é só para abrir creches e escolas primárias. É para a volta às aulas em todo o ensino para crianças e adolescentes. Com os protocolos de segurança, a gente consegue proteger todo mundo que convive com crianças.

Como será feita essa mobilização no sentido de pressionar o poder público em suas diferentes esferas para garantir a segurança das escolas?

Rubens Cat: Nesse grupo que formamos não há só pediatras, têm também pessoas com articulação política. Nosso objetivo é sensibilizar a população que a educação pública no país está totalmente sucateada, não tem condições de segurança em grande parte das escolas. A partir daí, pensamos num manifesto assinado pela educação pública no Brasil com identificação de todos que concordam com essa causa. Também estamos conversando com pessoas ligadas à política que tenham afinidade com a educação. Essas pessoas estão apoiando o movimento e têm acesso às câmaras de vereadores, deputados e ao Congresso.

Como exemplo, nesta semana a Assembleia Legislativa de Santa Catarina aprovou um projeto de lei que tornou a educação uma atividade essencial. Isso significa que, em caso de uma nova pandemia, as escolas serão iguais aos hospitais, serão atividades essenciais e não irão fechar. Queremos tentar fazer isso a nível federal. Temos contatos com deputados federais que brigam pelo ensino público e são canais para que, por meio de lei, a educação seja considerada essencial e não possa fechar por qualquer motivo. Isso seria um grande avanço.

Quais os critérios que apontam que uma escola está segura para receber os alunos a partir do início de 2021?

Rubens Cat: Basicamente, para dar o carimbo de que a escola é segura para a volta às aulas, é preciso viabilizar máscaras para todos os que estão na escola (exceto crianças abaixo de 5 anos); protetor facial (face shield) para os profissionais de educação; álcool gel; água para lavar as mãos; e criar espaços para que haja espaçamento entre um metro e um metro e meio entre as pessoas. Há escolas que não têm estrutura física com condições de ter várias áreas abertas, mas precisam ter o “carimbo” das outros medidas de segurança.

É preciso também providenciar um local para que crianças que apresentem sintomas sejam isoladas até que chegue a assistência médica e ter protocolos para os casos em que uma criança fique doente. Nesses casos, fecha a escola ou só a sala daquela criança?

Essas medidas e protocolos são viáveis de serem efetivados. Dependem muito mais de boa vontade do que grandes volumes de dinheiro. É um direito que toda criança tem e todos os profissionais também, de estar e trabalhar em um local seguro. O problema não é dinheiro, o problema é vontade de fazer.

Crianças pegam menos e transmitem menos a Covid-19. Porém, há uma grande preocupação quanto à contaminação de professores e demais funcionários das escolas, especialmente aqueles que integram grupos de risco. Como convencer os profissionais de educação de que o retorno é seguro?

Rubens Cat: Não vejo professores com má vontade de retornar às aulas presenciais, vejo profissionais de educação inseguros para trabalhar. E nós daremos segurança para o professor passando para ele informações científicas de qualidade. Hoje existem muitas fake news, com os “especialistas” de internet e de mídias sociais.

Minha preocupação é que as pessoas precisam ter informações cientificamente corretas e passadas por profissionais competentes da área de saúde.

Um estudo americano com 57 mil profissionais da área de educação, em que metade trabalhou de forma presencial e a outra metade de forma remota, mostrou que não houve diferença de contaminações entre professores que trabalharam remota e presencialmente.

Outro trabalho, publicado nesta semana, concluiu que escolas abertas não aumentam o número de casos e escolas fechadas não reduzem o número de casos. Isso quer dizer que a retomada das aulas não muda em nada o número de casos, desde que haja protocolos de segurança.

Outro estudo escocês com mais de 300 mil trabalhadores da área da saúde evidenciou que o convívio com crianças em casa pode ter ação protetora contra formas graves da Covid-19, em seus pais e irmãos. Este benefício pode ser extrapolado aos profissionais que trabalham com as crianças nas escolas.

O queremos dizer para esses profissionais é que trabalhar na escola não oferece maiores risco do que trabalhar em outras atividades. Nosso objetivo é convencê-los de que escolas com protocolos de segurança são locais seguros para se trabalhar.

Quando as pessoas vão em um ambiente médico, elas vão tranquilas porque os profissionais de saúde estão se protegendo, estão usando máscaras, lavando mais as mãos, tem espaçamento. Queremos estar juntos com os professores para tentar corrigir essa injustiça que é a qualidade das instalações físicas das escolas e que, ao trabalhar com crianças eles estarão seguras, o risco não será maior.

Há muitas famílias de alunos, tanto de escolas públicas quanto particulares, que têm receio de enviar seus filhos às escolas. Como mostrar para essas famílias de que é seguro o retorno às aulas?

Rubens Cat: É muito comum que as pessoas pensem: “Meu filho vai para a escola e pode trazer o vírus pra mim. Eu sou hipertenso, diabético, obeso, tenho cardiopatia, sou de idade”. Mas o vírus não sai da escola, ele entra na escola. Quando uma criança é contaminada, em 80 a 85% das vezes ela pegou o vírus em casa, por um adulto. Quando você analisa crianças acima de 10 anos essa faixa diminui porque ela está mais exposta.

Se alguém da família se contaminar, provavelmente não foi a criança que trouxe o vírus pra casa. Na grande maioria das vezes quem contaminou foi um adulto da casa. Então a escola é um ambiente muito mais protegido do que muitas casas.

Sabemos das condições precárias de muitas escolas públicas brasileiras. Nesses casos, a habitação de várias crianças dessas escolas também pode não ter esse direito à higiene garantido. Há estudos que mostram que a chance de a criança se contaminar em casa é três vezes maior do que na escola. Se mando meu filho para a escola, estou mandando para um local seguro.

As famílias muitas vezes não têm alternativas e estão deixando seus filhos sozinhos em casa, ou em creches clandestinas, ou deixando crianças de 10 anos cuidando de crianças de 3. Para essas famílias, as escolas – ainda que com todas as carências – é um ambiente mais seguro.

Muitas crianças estão com alterações na saúde mental, depressão, ansiedade, transtornos pós-traumáticos estão sendo expostas à violência, a agressões físicas e sexuais. A gravidez em adolescentes aumentou na pandemia, assim como o uso de drogas e a evasão escolar.

Temos que garantir aos pais que estamos brigando por um direito que eles têm, que é deixar seus filhos em escolas com segurança. E também é um direito dos profissionais que lá trabalham ter essa segurança.

Queremos que as crianças voltem às aulas não para aprender português, inglês, matemática, mas para socializar, ver os amigos. Vemos vídeos de crianças voltando às escolas, vemos a expressão de alegria nos olhos e a alegria dos pais também. O sucesso dessa campanha é sensibilizar os professores e outros profissionais de educação e, com a ajuda deles, também mobilizar os pais. Se eu for conversar com os pais, o impacto vai ser um, mas se os profissionais de educação forem junto falar à comunidade, o poder de sensibilização vai ser muito maior.

Como tem sido a experiência em outros países quanto à volta às aulas?

Rubens Cat: Se você pegar países que estão abertos, como Alemanha, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Noruega, todos abriram as escolas com protocolos de segurança. Não houve nenhum surto que surgiu na escola. Já Israel, que é muito usado por quem prega a não reabertura, abriu sem distanciamento, sem nenhum protocolo de segurança e sem obrigatoriedade do uso de máscaras. Em todos os países que abriram com os protocolos, o resultado foi fantástico. A Europa é um continente que valoriza muito a educação. Agora, com a segunda onda, as escolas não foram fechadas.

O prefeito de Nova York decretou que na segunda-feira, 7 de dezembro, todas as escolas serão reabertas. Os Estados Unidos estão no caos, Nova York está no caos – eles estão tendo 200 mil novos casos por dia. Mas vão abrir as escolas porque se convenceram pelos bons resultados dos países europeus. A partir do momento em que Nova York está abrindo, isso vai ser um formador de opinião. Essa informação para nós é muito importante.

Aqui no Brasil, temos que abrir as escolas sem expectativa de vacina, porque nenhuma criança será vacinada no Brasil em 2021. Elas não fazem parte dos estudos, poucos deles usaram crianças abaixo de 18 anos. E como elas têm o menor risco de contrair e, se contrair, a grande maioria vai ter uma evolução muito boa caso não haja comorbidades e fatores de risco, acho correto que elas não sejam vacinadas em 2021 pois existem gruposde maior risco.

Não temos a utopia de achar que em dois meses vamos conseguir corrigir defeitos estruturais das escolas. Mas o ideal é inimigo do bom. Não precisamos esperar condições ideais. Se houver condições mínimas, podemos começar. Se 50% das crianças voltarem às escolas, com o sucesso dessa primeira leva, as outras 50% que estão com receio vão ter segurança para voltar.

55 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 55 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • K

    Kelly Ferro

    ± 0 minutos

    gostaria que o entrevistado cita´-se as fontes

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      Adriana Madia de Souza Ferrari

      09/12/2020 1:18:48

      Concordo plenamente com a excelente iniciativa. Os pais que não se sentirem confortáveis, não precisam mandar, acho que nestes casos a escola deve ser flexível. Mas a hipocrisia precisa acabar, do mesmo jeito que o 'fique em casa' sempre foi impossível para a maioria da população, o mesmo ocorre com o que fazer com as crianças em famílias pobres que precisam trabalhar... Acabam deixando seus filhos em lugares clandestinos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Andreia Fonseca

        07/12/2020 4:00:48

        Dizer que estão preocupados com a socialização após 9 meses de fechamento e depois de tudo retornar com distância de 1 metro, sem contato físico, limitação de brincadeiras, máscara e muito terrorismo para que sejam obedientes as regras de distanciamento. O correto é deixar os pais decidirem e investir em ensino a distância, nessas condições prefiro nem mandar meu filho, nunca deixei com medo e não vai ser na escola que ficará assustado.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          dalila

          07/12/2020 2:17:33

          Em Manaus as escolas estão abertas desde julho, e não vi nenhuma informação que está decisão contribuiu para aumento dos casos. Será que os estudantes e profissionais de lá sao diferentes do resto do país.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Maria Solange de Melo e Silva

            06/12/2020 22:48:48

            Não deixa de ser uma iniciativa oportuna, contudo tudo precisa ser bem apresentado, discutido, principalmente com os profissionais em educação e o acompanhamento assegurado às escolas.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • D

              dalila

              06/12/2020 20:25:28

              Parabéns pela iniciativa

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • P

                Portugal

                06/12/2020 19:36:10

                Absurdo querer voltar aulas agora, vai iniciar o verão! Vamos lutar para não perder a temporada. Trabalho remoto faço sentado tomando água de côco. As crianças se distraem mais pulando ondinhas que indo para a escola. Tenho fé que os sindicatos vão nos salvar!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  Matilde Natalina Dalponte Marques

                  06/12/2020 18:23:14

                  Concordo. Minha netinha estava triste com a situação de aulas on line...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Araucária

                    06/12/2020 18:13:38

                    Os meus estao indo para aula, 45 dias já!! Chora tiranete!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      ROG

                      06/12/2020 16:20:05

                      Leiam sobre as tentativas de retorno às aulas nos EEUU e CE.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        JJP

                        06/12/2020 14:27:27

                        Com certeza esses "pediatras" não tem filhos em idade escolar. A verdade é que muitos pediatras, assim como profissionais de outras áreas, tiveram sua renda afetada, reduzida com a pandemia. É na escola que muitas doenças se transmite, onde acontece pequenos acidentes que são atendidos pelos "pediatras". Assim, a grande razão para esse tipo 'campanha' é exclusivamente FINANCEIRA, porque os "pediatras" tiveram sua renda REDUZIDA com a pandemia. É um crime o que esses "pediatras" falam, só estão pensando no seu dinheiro! Bando de carniceiros!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Flavio Teixeira

                          06/12/2020 13:56:45

                          Volta às aulas presenciais? É sério? Alguém já deu essa notícia ao diligente sindicato de professores preocupados com a saúde dos alunos? Justo agora que os preocupados professores públicos querem férias para esquecer o atribulado e estafante ano? E as férias deles? A continuar assim, vamos ter uma greve no início de 21. Coitados...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • B

                            Broly

                            06/12/2020 2:20:57

                            Argumentos contraditórios ...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • B

                              Broly

                              06/12/2020 2:18:16

                              Argumentos contrários.... Parece mais cheirar a consultórios vazios, a movimentação disso tudo. A aula online tem problemas, mas o livro e o conteúdo é o mesmo. Mas aí vai depender do empenho de cada família. Acho que faltou combinar com os pedagogos, pra encabeçar também. Quando for a hora de voltar pra escola, os próprios pais manifestam interesse, é a escolha individual.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • A

                                Andreia Fonseca

                                07/12/2020 4:03:10

                                Concordo, não há diferença no conteúdo, pelo contrário ficou claro para as famílias que precisam apoiar seus filhos se querem que aprendam.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • G

                              Gessé

                              06/12/2020 0:53:25

                              Faz sentido...porém meio contraditório as declarações...gostaria de saber os nomes dos pediatras que defendem essa mobilização para trocar uma ideia com eles

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Paulo Valente

                                06/12/2020 0:23:33

                                Excelente iniciativa!! Tem meu apoio!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • V

                                  Valter Luiz Demenech

                                  05/12/2020 22:30:18

                                  Parabéns, pela iniciativa desse grupo de médicos muito sérios e competentes!!!!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    Jared280

                                    05/12/2020 20:54:06

                                    Não à volta às aulas, pelo simples fato de que favorece a circulação viral, independentemente da criança ou família desta adoecerem. É questão que afeta ao coletivo e, desse modo, o (direito) individual sucumbe, cede.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    2 Respostas
                                    • J

                                      Jared280

                                      06/12/2020 1:18:28

                                      Dmcc: E desde quando atentar para o coletivo significa adotar "regime ditatorial" (sic)? É cada uma que se houve, hoje em dia...

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • D

                                      Dmcc

                                      05/12/2020 22:20:18

                                      Argumento lógico, mas perigoso... regimes totalitários gostam muito dele!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marcos K

                                    05/12/2020 19:42:11

                                    Volta as aulas já. Decisao de mandar os filhos deve ser dos pais.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • J

                                      Jared280

                                      05/12/2020 20:53:33

                                      Não à volta às aulas, pelo simples fato de que favorece a circulação viral, independentemente da criança ou família desta adoecerem. É questão que afeta ao coletivo e, desse modo, o (direito) individual sucumbe, cede.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • T

                                    TIAGO

                                    05/12/2020 17:06:12

                                    Volta as aula é coisa de gente sensata e que não faz parte de sindicatos.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • J

                                      Jared280

                                      06/12/2020 13:23:49

                                      "-Que buho, dá zero pra ele!"

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • X

                                    Xarope

                                    05/12/2020 16:56:14

                                    Saúde é um pacote completo, onde os aspectos físicos, mentais e sociais também devem ser levados em consideração. Parabéns pela reportagem!!!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      Rafael

                                      05/12/2020 16:52:27

                                      Esses pediatras são uns **** . Quem são eles para dizer que apenas 0,3 % crianças morrem e que isso é aceitável. Quero ver se o filho de um deles estiver nesse 0,3%. Eu não mandarei meu filho nem que as aulas voltem. Esses médicos, aliás todos eles, são apenas mais alguém palpiteiros. Não confio em médico algum.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • Z

                                        Zyss

                                        05/12/2020 20:02:13

                                        A vida é um risco, ninguém é imortal. Para de choro soyboy

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • F

                                      Flavio Pereira

                                      05/12/2020 16:38:45

                                      Há médicos que dão prioridade à vida, mas alguns estão a serviços de grandes empresas ou de ideologias políticas. Basta lembrar que na morte de milhares de judeus, no holocausto, havia médicos envolvidos naquela tragédia também. Por trás da defesa da volta às aulas estão o interesse financeiro e o desespero de alguns pais que estão tendo de suportar a má educação dos filhos em casa e estão loucos para jogá-los para a escola e para os professores. Se esse movimento estivesse preocupado com a aprendizagem e saúde dos educandos estaria cobrando das autoridades mais investimentos a fim de que que as crianças e jovens tivessem bons equipamentos de informáticas para participarem das aulas.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        Flavio Pereira

                                        05/12/2020 16:33:27

                                        Há médicos que dão prioridade à vida, mas alguns estão a serviços de grandes empresas ou de ideologias políticas. Basta lembrar que na morte de milhares de judeus, no holocausto, havia médicos envolvidos naquela tragédia também. Por trás da defesa da volta às aulas está o interesse financeiro e o desespero de alguns pais que estão tendo de suportar a má educação dos filhos em casa e estão loucos para jogá-los para a escola e para os professores. Se esse movimento estivesse preocupado com a aprendizagem e saúde dos educandos estariam cobrando das autoridades mais investimentos a fim de que que as crianças e jovens tivessem bons equipamentos de informáticas para participarem das aulas.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • Z

                                          Zyss

                                          05/12/2020 15:27:40

                                          Em New South Wales (Austrália), testes realizados em 15 escolas mostraram que 12 estudantes e 15 staffs estavam positivos para Covid19 enquanto frequentavam o ambiente escolar. Ao todo, os “infectados” tinham contato próximo com outras 1.448 pessoas nas escolas (entre professores, funcionários e colegas). Apenas 5 casos de transmissão no ambiente escolar (transmissão secundária) foram encontrados (3 crianças, 2 adultos). *NENHUMA transmissão secundária ocorreu em 9 de 10 escolas*.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            RICK

                                            05/12/2020 14:00:27

                                            E em todo lugar você os pais com os filhos pequenos ensinando o ótimo e velho bom senso: desrespeitando distanciamento, não usando máscara ou andando com ela pendurada na orelha ou nariz de fora, lavar mãos então pra que. Vai falar algo sobre higienização do parquinho do condomínio, os pais piram. Mas tá certo, o braziu tá ensinando direito em casa para mandar as crianças para a escola. Estamos com UTIs lotadas e shoppings e bares abertos. Só posso dar os parabéns.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • J

                                              Jared280

                                              05/12/2020 13:39:28

                                              Basicamente, é um grupo minoritário, que só encontra eco em periódicos como a gazetinha e outros blogs de direita, como o Jornal da Cidade Online, etc. O pediatra da minha filha foi enfático, duas semanas atrás: VOLTA ÀS AULAS É IMPOSSÍVEL ANTES DE UMA VACINA. O que as escolas particulares estão fazendo é para arrumar uma justificativa para continuar cobrando mensalidades. Ponto final. Na rede pública, livre das pressões pela manutenção do LUCRO, as autoridades já decidiram que o ano letivo presencial está encerrado. Esta é a diferença básica entre o Estado e uma empresa: aquele procura visar o bem-estar coletivo, a despeito de custos. A empresa prioriza seus custos. Simples assim.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              3 Respostas
                                              • R

                                                Rubens Farias

                                                05/12/2020 15:21:27

                                                E você deve ser comedora de feijão milagroso a módicos 1000 reais o kilo.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • P

                                                Paula Asinelli

                                                05/12/2020 14:42:27

                                                Como vcs são MUITO I M B E C I S!! Leiam a reportagem direito com ATENÇÃO!! É importante a volta as aulas presencialmente pois não oferecem riscos à saúde, basta tomar os devidos cuidados!!!!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                Ana

                                                05/12/2020 14:22:39

                                                Disse tudo! Parabéns pelo comentário!!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Alex Bindo

                                              05/12/2020 13:05:22

                                              Parabéns pela iniciativa. Chega de sacrificar as crianças nessa história toda. Volta as aulas já.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • N

                                                Nm

                                                05/12/2020 12:56:45

                                                A incapacidade de aprender a lidar com uma doença nova e o conforto do Socorro financeiro do governo federal, faz prefeitos e governadores serem relapsos. Em 10 meses de pandemia deveriam ter aprendido alguma coisa. Ontem peguei o Onibus Santa Candida Pinheirinho, Onibus superlotado, porque a prefeitura não amplia a oferta de onibus para que todos viagem de pé? Para que toque de recolher se a noite o número de pessoas circulando diminuiu drásticamente? PORQUE NÃO HÁ PLANEJAMENTO DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS HOSPITAIS para sanar esse gargalo existente a decadas?

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • R

                                                  Rubens Farias

                                                  05/12/2020 15:24:29

                                                  Não estou justificando a incapacidade do governo municipal, mas construir hospital não é só levantar um edifício, tem todos os aparelhos maquinários e principalmente pessoal, que incluem médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, pessoal administrativo, pessoal de limpeza, infraestrutura viu como não é simples.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • G

                                                Gerson Luis Maciel

                                                05/12/2020 12:46:20

                                                A vacina é a melhor garantia e está quase pronta. Buscar comparações com Dinamarca, Noruega, Holanda, países altamente civilizados é piada. MORAMOS NO BRASIL!!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • A

                                                  ANDRE.

                                                  05/12/2020 12:18:08

                                                  Quando as escolas fecharam, minha esposa disse: se depender das professoras, (principalmente as de salário público e garantido) não voltam nunca. Pois é, ela tem razão...

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  2 Respostas
                                                  • A

                                                    ANDRE.

                                                    05/12/2020 18:19:19

                                                    Nem rico, nem burro. No portal da transparência tenho acesso ao real salário dos profissionais da educação e são na média mais altos que dos profissionais da saúde que estão, sim, arriscando a própria vida e dos familiares pelos demais cidadãos. Fiquem acovardados como sempre e sejam desvalorizados como nunca. Não vai dar tempo de chegar na aposentadoria e sua função será substituída.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • R

                                                    Rubens Farias

                                                    05/12/2020 15:27:36

                                                    Não sei se é rico, mas você sabe quanto ganha um professor da rede pública ? Você arriscará a sua vida e da sua família por 1500 reais ao mês.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • N

                                                  Nelson Silveira

                                                  05/12/2020 11:29:44

                                                  Os outros países abriram e tiveram que fechar. Dou parabéns aos governadores e prefeitos que se mantiveram firmes e não acataram essas ideias bobas, parece que não entendem de doenças . Trabalhei 3x mais com a pandemia, tenho filhos que estudaram em casa também. É difícil, quase enlouquecendo, mas o importante é não espalhar mais o vírus: nem levando e nem trazendo.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • T

                                                    Tiago

                                                    05/12/2020 11:25:07

                                                    Falou-se muito das escolas públicas, porém na rede particular as escolas e pais também estão divididos. Há que por na balança: até que ponto vale a pena manter tudo fechado criando crianças e adultos depressivos? Quem viu seu filho mudar de humor, chorar e rir sem motivo durante a quarentena, esses sim sabem o que é o desespero do "demônio do meio dia". Volta as aulas já!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • R

                                                      Rubens Farias

                                                      05/12/2020 9:47:17

                                                      Para pessoas sérias, sem fanatismo, seja religioso ou político, sabe muito bem que médico hoje em dia é uma profissão sub dividida em dezenas senão centenas de especialidades. Pediatra sabe o que de infectologia? Nada.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • A

                                                        Ana

                                                        05/12/2020 9:17:18

                                                        Criança que não vai p escola não fica doente = consultórios vazios? Quero saber o que dizem os infectologistas isso sim!! Sem vacina meus filhos não voltam pra escola!!!!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • P

                                                          Paulo H.

                                                          05/12/2020 4:56:30

                                                          Parabéns a esse valoroso grupo por essa importantíssima iniciativa!

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • P

                                                            Patricia Villanueva

                                                            05/12/2020 3:35:40

                                                            Somente um grupo de profissionais da saúde para ajudar os pais contra o corporativismo dos professores que fogem do compromisso de melhorar o Brasil pela educação e pelo exemplo de coragem de enfrentar os desafios.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • T

                                                              TCG

                                                              05/12/2020 3:11:50

                                                              Educação é prioridade! Parabéns e sigam em frente.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • A

                                                                Ana

                                                                05/12/2020 9:19:02

                                                                Prioridade em relação à vida? Misericórdia!!

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • B

                                                              Bingo Two

                                                              05/12/2020 2:40:49

                                                              Pediatras com viés político.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • A

                                                                Araucária

                                                                05/12/2020 1:56:01

                                                                O mundo inteiro retornou as aulas em 30, 60 dias, mas aqui terceiro mundo fazem questao de mante-las fechadas para sempre. e mesmo que surja a vacina pode ter certeza que arranjar mais e mais desculpas para manter tudo fechado....

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                2 Respostas
                                                                • R

                                                                  Rubens Farias

                                                                  05/12/2020 9:43:59

                                                                  Que mundo inteiro? Aí em araucária não chega televisão? Porque todos os países que abriram as escolas agora estão fechando de novo.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                • B

                                                                  Bingo Two

                                                                  05/12/2020 2:40:23

                                                                  Superbonder na sua mãozinha, para parar de escrever .besteira.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              Fim dos comentários.