• Carregando...

Unidade de Paranaguá oferece 185 vagas

A Unidade de Paranaguá está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2009. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de janeiro. Clique para saber quais cursos são ofertados

O Ministério da Educação divulgou nesta quarta-feira (7) a relação das escolas técnicas que integrarão cada um dos 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet). O Instituto Federal do Paraná terá sete campi, localizados em Curitiba, Foz do Iguaçu, Jacarezinho,Paranaguá,Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama. Nesta quinta-feira (8) está prevista a definição dos reitores dos institutos em cada estado do Brasil.

Presentes em todos os estados, os institutos vão compor a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. De acordo com a portaria publicada nesta quarta no "Diário Oficial da União", Minas Gerais, com cinco institutos, é o estado mais contemplado.

O cronograma de implementação prevê a inauguração de 30 escolas técnicas até março em todo país. Desde o início da expansão do ensino profissionalizante, em 2005, foram entregues 75 unidades. Até 2010, serão 214.

No Paraná

Três institutos federais de educação, ciência e tecnologia Paraná já estão funcionando em Curitiba, Foz e Paranaguá. Tratam-se das Escolas técnicas da Universidade Federal do Paraná que se tornaram instituto com a nova determinação do MEC. Conforme o professor Irapuru Flórido, da Escola Técnica da UFPR, de Curitiba, as unidades de Jacarezinho, Paranavaí, Telêmaco Borba e Umuarama, estão em processo licitatório. "Nós estamos abrindo as propostas esta semana e até o final do ano essas unidades devem estar prontas", declarou o professor que integra a comissão de licitação. Conforme Flórido, cada unidade deve oferecer entre mil e 1.500 vagas. Em Curitiba o número de vagas é maior: 4.500.

A relação publicada no Diário Oficial indica todos os municípios que receberão escolas técnicas. Serão 312 campi em todo o território nacional, com atuação no ensino médio integrado ao técnico (50% das vagas). Neles serão oferecidos cursos de licenciaturas (20%) e cursos superiores de tecnologia ou de bacharelado tecnológico (30%), além de especializações, mestrado e doutorado profissionais.

A lei que criou os institutos foi sancionada em 29 de dezembro do ano passado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]