• Carregando...
Projeto Ler e Pensar está com inscrições abertas. Podem participar educadores de todo o país.
Projeto Ler e Pensar está com inscrições abertas. Podem participar educadores de todo o país.| Foto: Gazeta do Povo

As inscrições para a 21.ª edição do Projeto Ler e Pensar já estão abertas e seguem até 23 de março. A iniciativa, que tem por objetivo estimular a leitura e a avaliação de notícias em sala de aula, dura um ano, oferece prêmios a educadores e a assinatura gratuita do jornal durante as atividades previstas para 2020. Ao menos, três mil vagas serão ofertadas.

Até o ano passado, o projeto, promovido pela Gazeta do Povo e o Instituto GRPCom, do Grupo Paranaense de Comunicação, beneficiava professores e estudantes paranaenses, mas neste ano alcançará pela primeira vez escolas públicas de todo o Brasil. Além de ganhar alcance nacional, o Ler e Pensar também passa a aceitar em 2020 profissionais da educação infantil.

Podem participar professores, diretores, pedagogos, entre outros profissionais que atuem com crianças e adolescentes na educação básica. Entre os pré-requisitos (leia o edital aqui) estão ter acesso à internet e um endereço eletrônico (e-mail) ativo, seja pessoal ou da instituição em que trabalhem.

Além de uma assinatura digital gratuita no jornal, os selecionados terão à sua disposição uma plataforma digital com cursos a distância (com certificação que vale para progressão de carreira), dicas pedagógicas diárias, boletim de leitura orientada, participação em eventos e, ao longo do ano, poderão concorrer a vários prêmios como um celular com projetor, tablet, notebooks, lousa digital, vales em livrarias, entre outros.

Histórico

Somente em 2019, o projeto impactou mais de 73 mil alunos, de 179 cidades paranaenses. Com uma proposta totalmente digital (desde 2017), o Ler e Pensar ganhou destaque internacional, recebendo o selo GAPMIL (Media Information Litercy) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) por promover a dignidade e cidadania de pessoas por meio da "alfabetização midiática", com uma proposta de "educomunicação".

Segundo a gestora nacional do projeto, Mariane Maio, desde sua criação, em 1999, o Ler e Pensar passou por mudanças que trouxeram novos desafios, conseguiu se consolidar no Paraná e agora chegou o momento de dar um passo ainda maior.

"Como os leitores da Gazeta do Povo são de todos os estados, decidimos ampliar o projeto", explica Mariane. "É uma mudança grande. Conhecemos uma realidade local e, partir de agora, podemos interagir com professores do país todo e impactar mais alunos", continua.

Ao longo do ano, alguns professores serão premiados, por meio de jogos online – uma forma de estimular o cumprimento das metas. De junho a setembro, professores realizarão missões individuais e oito deles serão premiados. Além disso, eles participarão de um grand prix (grande prêmio) para as escolas que representam, em uma votação popular.

De acordo com a superintendente do Instituto GRPCOM, Ana Gabriela Borges, os professores terão outros benefícios como a possibilidade de virar notícia na Gazeta do Povo e participar com seus alunos do programa de visitas. "Na coluna Ler e Pensar, destacamos semanalmente as melhores práticas pedagógicas de professores envolvidos com o projeto", conta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]