• Carregando...
Bolsonaro disse que vida pregressa do general iraniano Qassem Soleimani, morto na quinta-feira (2), era “voltada em grande parte para o terrorismo”.
Bolsonaro disse que vida pregressa do general iraniano Qassem Soleimani, morto na quinta-feira (2), era “voltada em grande parte para o terrorismo”.| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (3) que, por força da lei, não poderá mudar os livros didáticos em 2020 mas que, a partir de 2021, essas publicações terão conteúdos novos, feitos por sua gestão.

"Tem livros que vamos ser obrigados a distribuir esse ano ainda levando-se em conta a sua feitura em anos anteriores. Tem que seguir a lei", disse, na saída do Palácio do Planalto.

"Em 2021, todos os livros serão nossos. Feitos por nós. Os pais vão vibrar. Vai estar lá a bandeira do Brasil na capa, vai ter lá o hino nacional. Os livros hoje em dia, como regra, é um amontoado... Muita coisa escrita, tem que suavizar aquilo".

Bolsonaro disse que os livros devem parar com conteúdos como a "historinha de ideologia de gênero" e ensinar "algo que vá ser útil". Em seguida, voltou a criticar Paulo Freire.

"Falando em suavizar, estou vendo um cabeça branca ali, estudei com a cartilha Caminho Suave. Você não esquece. Não esse lixo que, como regra, está aí. Essa ideologia de Paulo Freire. O cara ficou 10 anos e a garotada de 15 anos foi fazer a prova do Pisa e mais da metade não sabe fazer uma regra de três simples", afirmou.

O presidente declarou em seguida que os governos de esquerda teriam prejudicado o Colégio Pedro II, instituição de educação básica federal com 14 unidades no Rio de Janeiro, Caxias e Niterói.

"O que a esquerda plantou na educação? Plantou militância. Tanto é que o pessoal vota no PT e no PSOL. A molecada [vota no] PT e PSOL. Chegou ao cúmulo de acabar com uma escola como o Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Acabaram com o Pedro II. Menino de saia, MST lá dentro. E outras coisas mais que não quero falar aqui", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]