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O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira (20) um estudo sobre Programas de Iniciação Científica.

A partir de dados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2004, constatou-se que existem programas na maioria das instituições dos alunos participantes. Para 44% deles, esses programas contribuíram para o aperfeiçoamento de conhecimento para a integralização curricular.

O percentual de estudantes que declararam que os programas não contribuíram em nada ou pouco ajudaram na sua formação ficou em 23% nas instituições públicas e 21% nas privadas. O número de estudantes que não souberam informar se sua instituição oferece ou não programas de iniciação científica foi de 17% nas instituições privadas e 14% nas públicas.

Apoio

O questionário socioeconômico do Enade 2004 revela também que cerca de 50% dos alunos concluintes declararam que o apoio recebido das instituições para que participassem de eventos de caráter científico restringiu-se à dispensa das aulas. Nas públicas, 10% dos concluintes e 18% dos ingressantes declararam ter recebido financiamento para participar dos eventos. Nas instituições privadas, o percentual de alunos beneficiados ficou em 10%.

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