• Carregando...
Escolas
Escolas vão seguir orientações rígidas de segurança para evitar contágio pelo coronavírus.| Foto: Átila Alberti / Tribuna do Paraná

O Fórum das Entidades Representativas da Educação Superior Particular (Fórum) lançou, nesta terça-feira (3), um manifesto em favor da abertura de escolas, centros universitários, faculdades e universidades - com todos os protocolos de biossegurança para evitar a disseminação do coronavírus. “As escolas devem ser as últimas fechar e as primeiras a abrir”, salienta o texto.

No manifesto, o Fórum também demonstra preocupação com a decisão unilateral pelo fechamento das instituições de ensino. Caso isso seja necessário, de forma temporária, o pedido é para que haja diálogo com “comitês científicos, autoridades sanitárias locais e gestores educacionais”.

Confira o texto do manifesto

MANIFESTO

Diante de notícias preocupantes sobre a recomendação de algumas autoridades pela suspensão generalizada das atividades presenciais em todos os níveis da educação em nosso País, o Fórum das Entidades Representativas da Educação Superior Particular (Fórum), consciente do momento crítico na evolução da pandemia da Covid-19vem, pelo presente manifesto, reiterar a importância de se manter as escolas, faculdades, centros universitários e universidades abertas, com o cumprimento de todas as exigências e protocolos de biossegurança. O Fórum recomenda que eventuais decisões sobre fechamento temporário sejam tomadas em diálogo entre comitês científicos, autoridades sanitárias locais e gestores educacionais, tendo em vista a diversidade dos cenários regionais de transmissão do coronavírus, a essencialidade dos serviços educacionais e a necessidade de garantir o futuro das nossas crianças e jovens estudantes, que estão sendo imensamente sacrificados em seu direito à educação. As escolas devem ser as últimas fechar e as primeiras a abrir. O Fórum se coloca à disposição da sociedade para ajudar nesse esforço de combate à pandemia, sem, no entanto, causar mais prejuízos à aprendizagem das novas gerações.

Celso Niskier - Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES

Arthur Sperandeo de Macedo - Associação Nacional dos Centros Universitários – ANACEU

Edgard Larry Andrade Soares - Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades – ABRAFI

Paulo Antonio Gomes Cardim - Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino – CONFENEN

Hermes Ferreira Figueiredo - Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – SEMESP

Amábile Pacios - Federação Nacional das Escolas Particulares – FENEP

Rui Otávio Bernardes de Andrade - Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado do RJ – SEMERJ”.

Vídeos do manifesto

Vídeo gravado por Celso Niskier, presidente do Fórum das Entidades Representativas da Educação Superior Particular (Fórum) e diretor-presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).

Vídeo gravado por Amábile Pacios, vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]