• Carregando...

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado no dia 25 de setembro, e não mais em 28 de agosto, como estava previsto. O adiamento tem como objetivo dar mais tempo à Fundação Cesgranrio para organizar a prova. O Enem já recebeu 2.970.920 inscrições, quase o dobro do registrado em 2004. Ainda falta contabilizar inscrições feitas pelos Correios.

Na quinta-feira, foi divulgada a possibilidade do adiamento, mas a confirmação oficial foi feita somente nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação (MEC).

A procura pelas inscrições aumentou porque o Enem selecionará os estudantes que serão beneficiados pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), que dá bolsas gratuitas para alunos de baixa renda em instituições particulares de ensino superior. Isso já ocorreu no ano passado. A diferença é que, em 2004, o MEC praticamente não divulgou que o exame seria o critério de seleção para as vagas no Prouni. Depois, quando o programa foi lançado, estudantes não puderam pleitear vagas porque não tinham feito o Enem.

O MEC alega que houve demora do Congresso em aprovar o Prouni, forçando o governo a editar uma medida provisória. Esse atraso teria impedido a maior divulgação. Outro problema foi a demora no processo licitatório, uma vez que o Cespe, que disputou a licitação com a Cesgranrio, recorreu contra a vitória da fundação.

Em sua oitava edição, o Enem é um teste dirigido a estudantes que estão no último ano do ensino médio ou que já concluíram esse nível de escolarização. Composto por 63 questões e uma redação, o exame conta pontos no vestibular de cerca de 400 universidades.

A partir do próximo dia 15, começam a ser distribuídos aos participantes do Enem kits com o cartão de confirmação de inscrição, contendo dados da pessoa e local de prova, o cartão-resposta do questionário socioeconômico (para ser preenchido e devolvido no dia do exame) e o manual do inscrito. Quem se inscreveu pelo correio receberá o kit no endereço declarado na ficha de inscrição. Os concluintes devem procurar a diretoria da escola para receber o material.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]