• Carregando...

O Ministério da Educação (MEC) divulgou em nota, nesta sexta-feira, que decidiu conceder reajuste salarial de até 25% aos professores do ensino superior. Horas antes do anúncio, cerca de cem representantes de movimentos sindicais da categoria invadiram o prédio do ministério em Brasília para forçar a negociação.

Na última terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tinha autorizado o MEC a liberar R$ 500 milhões para a concessão do aumento dos salários dos professores das universidades públicas. Anteriormente, o gasto extra previsto era de R$ 395 milhões.

O ministro interino da Educação, Jairo Jorge, disse achar que está aberto o caminho para que o impasse com os grevistas seja resolvido.

- Acreditamos que a proposta cria um ambiente de diálogo e as condições para resolver a situação com o movimento grevista - afirmou disse.

O Ministério da Educação também oferece aumento de 50% para os professores de titulação (com mestrado e doutorado), a criação da categoria professor associado (que estaria acima das demais) e a elaboração de um grupo de trabalho para discutir o aperfeiçoamento da carreira do corpo docente. Existe atualmente um contingente de oito mil professores (os adjuntos 4, no topo da categoria) que podem virar associados, tendo progressão na carreira.

A próxima rodada de negociação está marcada para quarta-feira, na sede do Ministério da Educação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]