• Carregando...
 | /Reprodução
| Foto: /Reprodução

O MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (13) o resultado da primeira chamada do segundo semestre do ProUni (Programa Universidade para Todos), programa de bolsas para estudantes de baixa renda ingressarem em instituições privadas de ensino superior.

Os candidatos podem consultar o resultado na página do ProUni ou nas instituições de ensino superior. O estudante aprovado deverá realizar sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado a partir desta segunda até o dia 20 de junho.

A segunda chamada será realizada no dia 27 de junho e os candidatos selecionados devem realizar a matrícula até o dia 1° de julho. Se não for selecionado, o candidato pode indicar interesse em participar da lista de espera, no período entre 8 e 11 de julho.

MEC libera acesso à redação corrigida do Enem 2015

Os estudantes podem conferir a prova on-line, através do número do CPF e senha, sem possibilidade de recurso

Leia a matéria completa

Nesta edição, o MEC (Ministério da Educação) oferece 125.442 bolsas de estudo, entre integrais e parciais (50% de desconto), em instituições de ensino superior. Dessas, 68.350 são parciais. De acordo com o órgão, são cerca de 9.000 bolsas a mais do que no mesmo período de 2015.

Para participar, o candidato precisava ter participado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame e não ter tirado nota zero na redação.

Além disso, o candidato precisava ter cursado todo o ensino médio na rede pública ou ter sido bolsista integral em escola privada; não ter diploma de ensino superior e renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos (R$ 2.640). O critério de renda, entretanto, não se aplica a professores da rede pública que desejam obter a bolsa para estudar em curso de licenciatura.

SISU

Os estudantes aprovados na 2ª edição do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2016, sistema de seleção unificada para instituições públicas, devem realizar a matrícula até esta terça-feira (14).

Os candidatos não selecionados devem manifestar interesse pela vaga até o dia 17 de junho -a lista de espera será divulgada no dia 23. Nesta edição, o MEC recebeu 871.358 inscritos para uma oferta de 56.422 vagas.

ENEM

No dia 8 de janeiro, o Ministério da Educação divulgou os resultados do Enem 2015, que podem ser consultados no site do Inep. O sistema possibilita que o estudante use a nota do Enem para entrar em diversas universidades públicas, como a Unesp (Universidade Estadual Paulista) e a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). O único requisito é ter tirado nota acima de zero na prova de redação.

A edição deste ano do Enem teve 7,7 milhões de inscritos, mas 25% deles (1,9 milhão) não participaram dos dois dias de testes. Esse foi o menor índice de abstenção desde 2009.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]