• Carregando...
 | André Rodrigues/Gazeta do Povo
| Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo

O Ministério da Educação (MEC) enviou nesta segunda-feira (25), para todas as escolas públicas e particulares do país, um e-mail pedindo para que as crianças fossem colocadas em fila diante da bandeira do Brasil para cantar o hino nacional. O órgão solicitou ainda que os diretores filmassem o momento e enviassem os vídeos para o governo.

Leia também: Escolas ignoram lei que exige Hino Nacional uma vez por semana

O e-mail requisitava também que fosse lida uma carta do ministro Ricardo Vélez Rodríguez, que termina com o slogan “Brasil acima de tudo. Deus acima de todos”.

“Prezados Diretores, pedimos que, no primeiro dia da volta às aulas, seja lida a carta que segue em anexo nesta mensagem, de autoria do Ministro da Educação, Professor Ricardo Vélez Rodríguez, para professores, alunos e demais funcionários da escola, com todos perfilados diante da bandeira do Brasil (se houver) e que seja executado o hino nacional”, diz o corpo do e-mail.

“Solicita-se, por último, que um representante da escola filme (pode ser com celular) trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino nacional. E que, em seguida, envie o arquivo de vídeo (em tamanho menor do que 25 MB) com os dados da escola”, continua o texto.

Leia também: Em congresso, professores cantam hino da União Soviética e gritam “Lula Livre”

A iniciativa foi criticada por representantes do setor, como Arthur Fonseca Filho, da Associação Brasileira de Escolas Particulares (Abepar). Em entrevista para o jornal “O Estado de S. Paulo”, Arthur classificou o fato como “ilegal”. “O MEC não tem competência para pedir nada disso às escolas”, afirmou.

O MEC, em seu site, informou que a atividade era facultativa e fazia parte da “política de incentivo à valorização dos símbolos nacionais”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]