• Carregando...
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante  apresentação do “Compromisso Nacional pela Educação Básica”.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, durante apresentação do “Compromisso Nacional pela Educação Básica”.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após reunião com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, nesta quarta-feira (14), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) afirmou, em nota, que o contingenciamento de verbas destinadas às universidades federais pode ser revertido em setembro.

Leia também: 4 mitos sobre o Future-se que o pessoal do “tsunami da educação” quer que você acredite

Leia também: Cortes na Educação são péssimos. Mas narrativa do governo não é desprezível

"O ministro reconheceu que a situação econômica do País exigiu um contingenciamento que limitou as ações no MEC e nas universidades", diz a Andifes.

E mais: Future-se não é “cheque em branco” ao MEC e pode ampliar a captação de recursos

Segundo a associação, o MEC teria afirmado que uma melhora na arrecadação no mês de agosto e o recebimento de dividendos por parte do Governo Federal permitirá um desbloqueio do orçamento a partir do mês de setembro.

À Gazeta do Povo, a pasta enviou a seguinte nota:

Na expectativa de uma evolução positiva nos indicadores fiscais do governo, o MEC vem articulando com o Ministério da Economia a possibilidade de ampliação dos limites de empenho e movimentação financeira a fim de cumprir todas as metas estabelecidas na legislação para a Pasta. Caso o cenário econômico apresente evolução positiva neste segundo semestre, os valores bloqueados serão reavaliados.

*Leia a nota da Andifes:

Na reunião do dia 13/08/2019, todos os parlamentares afirmaram a necessidade de tratar com o Governo sobre o cumprimento do acordo, em especial a parte referente ao MEC: o desbloqueio acordado.

O ministro reconheceu que a situação econômica do País exigiu um contingenciamento que limitou as ações no MEC e nas universidades. Mas disse também que a arrecadação melhor no mês de agosto, junto com o recebimento de dividendos por parte do Governo Federal, permitirá um desbloqueio a partir do mês de setembro. Ele não soube dizer se a LOA 2019 será 100% executada.

Todas as argumentações do MEC e da Andifes sobre o orçamento das universidades foram apresentadas. Não necessariamente concordantes.

Portanto, a expectativa da Andifes e dos parlamentares é de que já no mês de setembro os recursos sejam desbloqueados e descontingenciados e a LOA de 2019 seja plenamente executada e suplementada onde for necessário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]