• Carregando...

Projeto de leitura em Londrina desperta imaginação das crianças

Tradicionalmente, desde o século 19 as mulheres costumam ler mais que os homens

Projeto de leitura implantado na rede municipal de ensino de Londrina, no Norte do estado, fez com que a média de livros lidos aumentasse consideravelmente na cidade. Enquanto a média nacional mostra que as crianças lêem 4,7 livros por ano, em Londrina o número sobre para 20. Maior que na França, por exemplo, onde as crianças lêem 15 livros anualmente.

Entre as idéias simples que incentivaram os pequenos leitores está a "Hora do Conto". São 50 minutos por semana onde os alunos param para ouvir histórias. Dentro das bibliotecas são encontradas carteiras mais baixas, ambiente tranqüilo e centenas de títulos.

Os professores são, sem dúvida, os principais responsáveis por incentivar a leitura entre as crianças. "As que lêem mais conseguem escrever melhor e compreendem os acontecimentos com mais facilidade", explicou Giovana Fontes, professora de língua portuguesa, ao Paraná TV. "Se os pais tiverem livros espalhados pela casa, que a criança possa tocar, ela se acostuma com aquilo como se fosse algo comum", disse Giovana.

Mas não apenas em Londrina o quadro de leitores está melhorando. Pesquisa realizada pelas editoras do país revela que os brasileiros estão lendo mais, embora o índice ainda esteja longe do ideal. Dentre os 190 milhoes de habitantes, cerca de 100 milhões leram pelo menos um livro nos últimos três meses. As mulheres são as maiores leitoras, mas quando os temas são história, política e ciências sociais os homens são os mais interessados. A pesquisa revelou ainda que o livro mais lido no Brasil é a Bíblia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]