• Carregando...

Das 26 capitais brasileiras, apenas cinco alcançaram as metas em língua portuguesa proposta pelo movimento Todos Pela Educação para a 4ª série do ensino fundamental.

Em matemática, na mesma série, todas as capitais atingiram a meta estipulada, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (18).

Os dados foram calculados pelo movimento com base no resultado da Prova Brasil de 2007, avaliação feita pelo Inep a cada dois anos em todas as escolas da rede pública (municipais, estaduais e federais) da zona urbana do País com mais de 20 alunos na série. Todos os dados da Meta 3 referem-se ao total da rede pública do município.

Os resultados mostram que, entre as 21 capitais que não alcançaram as metas de língua portuguesa para a 4ª série, 14 apresentaram queda no percentual de alunos com aprendizado adequado à sua série entre 2005 e 2007, e sete apresentaram aumento insuficiente para alcançar as metas.

Entre as capitais em que houve queda, destaca-se o Rio de Janeiro, que saiu de um patamar de 33,05% dos alunos com aprendizado adequado em 2005 para 29,07% em 2007.

Entre aqueles que melhoraram, mas não alcançaram as metas, está João Pessoa, cujo percentual era de 18,99% em 2005, chegou a 21,13% em 2007, um pouco abaixo da meta, que era de 21,19%.

Em matemática, apesar de os percentuais ainda serem baixos, houve melhora em todas as capitais.

Na 8ª série do ensino fundamental, o cenário se inverte. Todas as capitais, exceto Belém, alcançaram o resultado esperado em língua portuguesa. Em todas elas, houve aumento no percentual de alunos com aprendizado adequado à sua série.

Em matemática, porém, 15 capitais tiveram resultados abaixo do esperado e em 11 delas houve redução do percentual de alunos com aprendizado adequado.

"A redução do número de alunos que possuem aprendizado adequado a sua série é um alerta à sociedade e aos prefeitos e secretários que tomaram posse este ano. É necessário que todos se comprometam não só a reverter essa tendência de queda, mas a cumprir as metas estipuladas para 2009 e 2011", afirma Priscila Cruz, diretora-executiva do movimento Todos Pela Educação.

Os dados de aprendizado fazem parte do acompanhamento da Meta 3 do Todos Pela Educação, na qual o movimento defende que, até 2022, 70% ou mais dos alunos tenham conhecimento adequado às suas séries.

Os números mostram que a maioria dos alunos passa pela escola, mas não aprende o mínimo esperado. De acordo com o levantamento, no Brasil, a cada 10 alunos da 4ª série do ensino fundamental, menos de três aprenderam o que é esperado para a sua série em língua portuguesa e em matemática.

Na 8ª série do ensino fundamental, a proporção é: para cada 10 estudantes, menos de três possuem os conhecimentos adequados à sua série em língua portuguesa e menos de dois em matemática.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]