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Marlei Gomes da Silva Malinoski |
Marlei Gomes da Silva Malinoski| Foto:

No texto anterior provocamos a reflexão sobre A quem mediamos conhecimentos? Publicado nesse espaço em 21 de abril deste ano. Conti­nua­mos nossa análise ou a busca essencial a "quem se ensina" convidando para uma reflexão apoia­­da na consciência de que é a partir das relações que o homem e as coisas se definem e não ao contrário. Na obra de Paulo Freire Peda­gogia do oprimido, encontramos a afirmação de que "não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão. (...)". É no diálogo. O é esse momento que surge o encontro dos homens, mediatizados pelo mundo, para pronunciá-lo e não se esgota, portanto, na relação eu-tu. A constante recriação da cultura por parte de cada membro de um determinado grupo cultural é a base do processo histórico sempre em transformação das sociedades humanas, que nós possibilita compreender quem somos e qual nossa ação, presença nesse contexto social.

Na introdução de "Ser e Tempo" de Martin Heidegger encontramos uma definição para dasen (estar presente) baseada na expressão de Rimbaud je est un autre , eu sou um outro, exatamente aí esteja a reflexão do nosso diálogo: quem eu sou como professor, quando sei que sou o outro? Quem é esse que ensino, que tanto se parece a mim? Seria a resposta em dasein, em conduzir o pensamento além de mim, mas ser em mim o outro, estar presente na história do outro.

A visão do sujeito histórico no pro­­cesso educativo, e na representação de um currículo, permite a concepção de um paradigma emergente, um novo olhar que foque o sujeito que aprende e o que ensina, pois se resignifica com base no momento e nas necessidades processadas his­­toricamente Equa­cionando-se como essência na construção do sa­­ber escolar, posto que o saber é transitório e responde a uma necessidade social representada, muitas ve­­zes em olhares sobre, e para o sujeito. Vamos continuar dialogando?

Marlei Malinoski, mestre em Educação, professora da UTP e dos Ensino Fundamental e Médio e membro do Conselho de Educação RPC.

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