• Carregando...

Neste ano, no Paraná, 23 índios vão começar a estudar em universidades estaduais e na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Eles passaram no Vestibular dos Povos Indígenas, que pela primeira vez neste ano teve a participação da UFPR. As universidades estaduais oferecem vagas para indígenas desde 2002. No total, 77 estudantes já ingressaram no ensino superior pelo vestibular, que é unificado.

Na UFPR, os cinco aprovados no vestibular vão cursar Medicina. Uma caloura pretendia estudar Direito, mas ela perdeu o direito à vaga por já ter diploma de curso superior, o que é vedado aos participantes do Vestibular dos Povos Indígenas. A vaga dela foi para outra candidata que vai começar o curso de Medicina no segundo semestre.

Segundo a coordenadora do vestibular indígena na UFPR, Ciméia Beviláqua, no próximo ano, a universidade vai aceitar mais cinco indígenas e este número deve aumentar progressivamente a partir de 2007. As vagas reservadas para os índios não são tiradas da concorrência geral, elas são criadas de acordo com a demanda. No curso de Medicina, por exemplo, o número de vagas é de 176, mas neste ano vão estudar 181 calouros.

Beviláqua disse que está sendo feita uma parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai) para possibilitar aos calouros indígenas a conclusão do curso. Eles vão receber da UFPR alimentação, assistência médica e assistência odontológica no Hospital de Clínicas e ainda uma bolsa de R$ 150. A Funai vai fornecer moradia, transporte e todo o material didático necessário.

A coordenadora Ciméia Beviláqua também esclarece que algumas informações divulgadas recentemente pela imprensa estão erradas. Foi publicado que neste ano 54 índios vão estudar em universidades no Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]