• Carregando...
Carlos Alberto Decotelli é o novo ministro da Educação
| Foto: Reprodução

O novo ministro da Educação é o professor Carlos Alberto Decotelli da Silva, oficial da reserva da Marinha. O anúncio foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro na tarde desta quinta-feira (25), por meio das redes sociais, e a nomeação já foi publicada no Diário Oficial da União. Depois de Abraham Weintraub, Decotelli é o terceiro a assumir a chefia da pasta durante a gestão Bolsonaro.

Tendo participado das reuniões de transição do governo no final de 2018, o nome de Decotelli esteve entre os possíveis indicados para o Ministério da Educação (MEC), em 2019. Decotelli presidiu o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) entre fevereiro e agosto do ano passado.

Em entrevista coletiva após ser nomeado, Decotelli afirmou que pretende ampliar o diálogo com secretários estaduais e municipais de educação e também com o Congresso, principalmente no que diz respeito ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

"Nós tínhamos um diálogo forte com o parlamento na época do FNDE, que era a parte do que era o FNDE, para o que serve e como funciona, e agora estenderemos esse diálogo também com o parlamento, mais especificamente com a Comissão de Educação da Câmara, com a professora Dorinha e a Comissão de Educação do Senado para podermos fazer a avaliação de como caminharemos para a proposta parlamentar para a educação", disse Decotelli.

O novo ministro disse ainda que deve pautar a sua gestão por questões técnicas e não ideológicas. "Não houve nenhuma demanda ou fala sobre questões ideológicas, até porque eu não tenho nenhuma competência ideológica. Minha formação é área de gestão e finanças, meus livros são da área de gestão financeira da Editora Fundação Getulio Vargas. Então eu sou um gestor de finanças e administração. Então o presidente falou: aplique a ciência e a integração para podermos entregar a melhor política pública para a educação do Brasil. Não tenho competência para fazer adequação ideológica", disse o novo titular do MEC.

Ainda com relação ao diálogo, ele destacou que deve conversar com os gestores locais sobre um plano para a retomada das aulas presenciais.

"Eu vim fazer o que sei fazer. O que sei fazer é sala de aula, é conversa, é gestão, é correção, é ajuste, é muito diálogo e construção de projetos a serem entregues para a educação. Então, a minha prioridade será trabalho, trabalho e trabalho com gestão integrada", afirmou.

Decotelli afirmou que a transição no MEC está em andamento e que será feita de forma tranquila e rápida. Inicialmente, ele se reuniu com os secretários da pasta e agora vai conversar com toda a equipe do ministério para estabelecer o cronograma de trabalho.

Currículo

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Decotelli é mestre pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), doutor pela Universidade de Rosário (Argentina) e pós-doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.

Ele também foi professor em cursos de pós-graduação na FGV, na Fundação Dom Cabral e na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Criou o MBA em Finanças no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) em conjunto com o ministro Paulo Guedes, Roberto Castello Branco e Antônio de Araujo Freitas Junior.

O novo ministro também foi professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde ministrou a disciplina Métodos Quantitativos Aplicados ao Design. Além disso, atuou como professor de Gestão Financeira Corporativa em Wall Street, no New York Institute Of Finance.

De acordo com informações do site do FNDE, Decotelli também foi professor da Escola de Guerra Naval (EGN).

Ex-ministro da Educação aprova escolha

Procurado pela Gazeta do Povo, o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, afirmou que se trata de uma "ótima escolha" o nome que foi indicado para comandar a pasta.  

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]