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Aumento na busca pelo ensino a distância mostra interesse na educação, mas modalidade também pode significar precariedade na formação.
Aumento na busca pelo ensino a distância mostra interesse na educação, mas modalidade também pode significar precariedade na formação.| Foto: Pixabay

O crescimento de alunos do ensino superior em cursos a distância mostra que a modalidade se confirma como tendência no Brasil. Em 2009, o número de estudantes ultrapassava 330 mil. Dez anos mais tarde, os dados apontam um salto para mais de 1 milhão e meio de alunos, o que resulta em crescimento de 378,9%. Os números fazem parte do Censo da Educação Superior 2019, divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com os dados, pela primeira vez na história o número de ingressantes na modalidade de ensino a distância (EAD) ultrapassou a quantidade de estudantes que optaram por iniciar a graduação presencial. Ao todo, 50,7% (1.559.725) dos alunos de instituições privadas escolheram o ensino a distância e 49,3% (1.514.302) o presencial. Parte dos especialistas acredita que a pandemia de Covid-19 pode impulsionar a procura por esse tipo de curso.

"A maior parte dos alunos em EAD trabalha mais horas em relação aos de cursos presenciais, são de perfis diferentes. Mas os resultados têm sido próximos. Não dá para dizer que EAD seja de menor qualidade", disse Alexandre Lopes, presidente do Inep .

Parte dos educadores defende o ensino remoto como uma alternativa mais barata e flexível, o que facilita a vida de alunos com trabalho ou filhos. O ensino a distância também alcança alunos em regiões distantes. Por outro lado, especialistas também apontam riscos de precarização da modalidade, uma vez que pode haver menos disciplinas práticas, pouco acesso a laboratórios e bibliotecas e menor controle de qualidade.

O diretor de estatísticas educacionais do Inep, Carlos Moreno, ressaltou o crescimento dos cursos a distância, principalmente na rede particular. "Na rede privada, pela primeira vez, o número de alunos em EAD superou o de alunos em graduações presenciais. Essa é uma tendência no Brasil: a ampliação dos cursos a distância".

No Brasil, 88,4% (2.306) das instituições de educação superior são privadas e 302, públicas. Dessas, 43,7% (132) são estaduais; 36,4%, federais (110); e 19,9%, municipais (60). Segundo a pesquisa, existe uma participação de 75,8% (cerca de 6,3 milhões de alunos) matriculados em faculdades/universidades particulares. "Nesse sentido, a cada quatro estudantes de graduação, três frequentam estabelecimentos de ensino privados", apontam os dados.

Licenciatura

Os cursos de licenciatura na modalidade a distância também apontaram crescimento na última década. Segundo o Censo da Educação Superior, em 2019 a porcentagem dos alunos que optaram por se matricular no EAD foi de 53,3%. Além disso, o número de licenciaturas entre 2009 e 2019 triplicou. Em contraponto, no mesmo período a oferta de aulas presenciais caiu 5%.

"Quero reafirmar o que creio: professor é o grande protagonista da educação no Brasil. Demos atenção aos alunos, à infraestrutura, ao método de ensino, mas temos de focar na capacitação dos professores", disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro.

Na tabela dos cursos de licenciatura com mais alunos matriculados, Pedagogia entra em primeiro lugar, com 815.743 alunos, seguido por Educação Física (153.527), Matemática (95.789), História (89.729), Biologia (79.309) e Letras Português (77.459). Entre os últimos colocados está Ciências Sociais (17.241) e Música (16.878).

Para Moreno, os números mostram "o desafio de criar mecanismos de atração de estudantes de licenciatura para cursar essas outras formações." Ele também destaca que as taxas de conclusão de cursos são baixas.

Quando o assunto é algum tipo de financiamento ou bolsa, quase metade (45,6%) dos alunos da rede particular contam com esses benefícios. O Programa Universidade Para Todos (ProUni) apresenta 20% de adesão, o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) (19%) e outros tipos (61%).

Professores de cursos presenciais têm mais qualificação

O Censo ainda destaca que o perfil dos professores. Dos 386.073 docentes que atuam na educação superior, 54,3% estão em instituições privadas e 45,7%, ao sistema público. Desses, 37,5% (144.874) têm mestrado e 45,9% (177.017), doutorado.

Os dados mostram que, na modalidade EAD, a maior parte dos professores têm mestrado e em cursos presenciais a maioria dos profissionais contam com doutorado. O Inep ainda destaca que foi alcançada a meta 13 do Plano Nacional de Educação (PNE). Ela estabelece "a ampliação da proporção de mestres e doutores do corpo docente em efetivo exercício no conjunto do sistema de educação superior".

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