• Carregando...
Algumas famílias mantêm a tradição de presentear os graduandos com anéis de formatura | André Rodrigues / Gazeta do Povo
Algumas famílias mantêm a tradição de presentear os graduandos com anéis de formatura| Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo

Anel de formatura era artigo para a turma inteira

Comprados em lote no passado, os anéis de formatura deixaram de ser um investimento das próprias turmas para virar um presente bancado pela família do formando. Segundo a tradição, há uma pedra específica para cada curso ou área do conhecimento.

Assim, o anel de futuros administradores vem com uma safira azul, enquanto o de alunos de Direito é cravado com um rubi. Entre os profissionais de Saúde, o destaque é para a esmeralda.

"Não é algo que todo mundo faz, mas virou costume entre algumas famílias que querem marcar o momento da formatura com um presente importante", conta Datza Berrocal, uma das responsáveis pela Lincoln Joias, que comercializa o produto.

O preço dos anéis ajuda a explicar a procura restrita. Se as pedras forem autênticas, o preço varia de R$ 900, em modelos mais simples, a R$ 7 mil para quem exige sofisticação e, claro, ouro.

Design

Com exceção da cor das pedras, não existe um padrão no design desses anéis, mas, conforme conta Rogério Pfutzenreuter, proprietário da Reuter Joalheria, é maior o interesse por anéis que incluem o símbolo da graduação.

Símbolos ajudam a criar um sentimento de pertença em qualquer agrupamento humano. Na universidade, não é diferente. Mas o que cobras, balanças, flechas e letras gregas têm a ver com os cursos? O Vida na Universidade foi atrás de informações que justificam algumas dessas escolhas:

CONTABILIDADE

O cajado com um elmo alado e envolto por duas cobras é conhecido como Caduceu de Mercúrio, ou Hermes. O Conselho Federal de Contabilidade menciona Juan-Eduardo Cirlot, autor de O dicionário dos símbolos, para explicar a origem da figura. A mitologia conta que o deus mensageiro teria lançado o bastão entre duas serpentes que brigavam para que elas se entrelaçassem e assumissem uma atitude mais amistosa. Essa postura de intermediação foi relacionada ao longo da história com o comércio e as relações de troca, fazendo de Mercúrio o deus dos negociantes. Com isso, não foi preciso muito para que o caduceu fosse adotado para representar os cursos de Contabilidade. A semelhança com o símbolo de Medicina faz com que ambos sejam confundidos com frequência.

DIREITO

A Justiça e, consequentemente, os cursos de Direito são simbolizados por uma figura feminina, com os olhos vendados, que carrega nas mãos uma espada e uma balança. Segundo o jurista Tércio Sampaio Ferraz Júnior, citado pelo Supremo Tribunal Federal, a mulher é Diké, ou Iustitia, filha de Zeus e Têmis. A espada e a balança estão vinculadas à punição e à igualdade, elementos essenciais nas teorias jurídicas. Apesar de a imagem ter se tornado padrão, a deusa da Justiça não era representada da mesma forma na Grécia e em Roma. Diké tem uma espada só na versão grega e só está vendada na versão romana.

ADMINISTRAÇÃO

É provavelmente o mais brasileiro dos símbolos acadêmicos. A marca é fruto de um concurso promovido pelo Conselho Federal de Administração, em 1979. Diante de 309 propostas, o projeto vencedor foi desenvolvido pela curitibana Oficina da Criação. O símbolo é cheio de significados. As setas centrais indicam um objetivo comum e a disposição das formas geométricas remete às ações de organizar, direcionar, orientar, coordenar, arbitrar e planejar.

MEDICINA

No logotipo da Organização Mundial da Saúde ou do Conselho Federal de Medicina, lá está a serpente em volta de um cajado rústico – símbolo que representa o Bastão de Asclépio, ou Esculápio, o deus da Medicina. Na versão mitológica citada no artigo Do Bastão de Esculápio ao Caduceu de Mercúrio, do médico Paulo Roberto Prates, Asclépio seria filho de Apolo e teria sido criado pelo centauro Quiron, encarregado de ensinar o menino a curar as pessoas. Em pouco tempo, Asclépio ganhou a habilidade de curar inclusive os mortos. A serpente estaria relacionada a uma crença grega de que as cobras seriam dotadas de grande sabedoria. De acordo com artigo do médico João Bosco Botelho, a capacidade da serpente de mudar a pele teria relacionado o animal à cura.

PSICOLOGIA

Há mais de uma versão para o uso da letra grega "Psi" para simbolizar a Psicologia. Segundo a pesquisa "A letra Psi enquanto símbolo da Psicologia", do psicólogo Claudio Drews, o uso da letra já esteve relacionado ao tridente de Poseidon, deus grego dos mares, e ao trio de teorias chamadas de comportamentais, fenomenológicas e cognitivas. Drews, no entanto, considera mais crível uma origem mais simples, ligada à etimologia da palavra psique (alma), que no alfabeto grego é expressa pelos sinais ψυχή.

Como a palavra "psicologia" só se popularizou no século 18, é possível que os primeiros estudiosos tenham optado por usar apenas a primeira letra grega como forma de compactação do termo.

Interatividade:

>>> E aí?! Qual o símbolo e a cor do seu curso e o que eles significam? Se não souber, é só pedir que buscamos descobrir para você para uma matéria que será publicada na próxima segunda-feira (15)!

Leia as regras para a participação nas interatividades da Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]