• Carregando...
Para desafogar laboratórios,  Unicamp testa diagnóstico para coronavírus
| Foto: Josue Damacena/IOC Fiocruz

Um grupo de pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está trabalhando na elaboração de um teste para detecção do novo coronavírus (Covid-19). O objetivo da equipe do Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes (Leve), do Instituto de Biologia (IB) da instituição, é dar agilidade ao diagnóstico local e, assim, contribuir no controle da doença.

Os testes já foram iniciados. O trabalho será realizado a partir de amostras do primeiro paciente infectado no Brasil. Na terça-feira (17), eles começaram a etapa de expansão do vírus, depois disso seguem com a inativação do vírus e a extração de seu material genético (RNA) para obtenção de material que será utilizado como controle positivo.

A expectativa dos profissionais envolvidos que estão recebendo apoio de outros docentes do IB é de que o teste fique pronto ainda nesta quarta-feira (18).

“Se tudo funcionar bem, até quarta no fim do dia pode ser que a gente tenha a primeira reação de detecção de coronavírus funcionando em Campinas. Nesse momento, o trabalho que estamos fazendo é uma assessoria para implementar a detecção do vírus localmente, aqui dentro da Unicamp, como uma alternativa de suporte aos laboratórios de referência”, explica o coordenador do Leve, José Luiz Proença Módena, em entrevista ao site da universidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]