• Carregando...
No total, o Paraná tem 1.525 escolas que ofertam o ensino médio | Henry Milleo/Gazeta do Povo
No total, o Paraná tem 1.525 escolas que ofertam o ensino médio| Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo

De um lado, o movimento Ocupa Paraná garante ter ocupado 300 escolas no estado. De outro, a Secretaria de Estado de Educação (Seed) estima que esse número chegue a, no máximo, 180 colégios. Seja como for, considerada a hipótese do governo, pelo menos 170 mil alunos estão sem aulas no Paraná por causa dos protestos contra a proposta de reforma do ensino médio apresentada pelo Ministério da Educação em 22 de setembro.

Leia também: Entenda a proposta de reforma do ensino médio

Leia o texto da medida provisória contestada pelos estudantes

Caso o coletivo dos estudantes e sindicatos estiver correto, as 300 escolas ocupadas correspondem a 19,67% das 1.525 instituições que ofertam o ensino médio na rede estadual de ensino. Como parte desses estabelecimentos também oferece aulas para os anos finais do ensino fundamental, do 6.º ao 9.º, não são só os alunos de ensino médio que estão fora de sala de aula nesses locais.

A rede estadual de ensino é composta por 2.147 estabelecimentos, de acordo com o Censo da Educação Básica de 2015, incluindo escolas de ensino fundamental e médio. No total, o Estado atende 1 milhão de alunos, dos quais 345.589 mil estão matriculados no ensino médio.

Greve

Se a APP-Sindicato, conseguir a adesão de grande parte dos professores do Estado para a greve marcada para a próxima segunda-feira, 17 de outubro, o número de alunos sem aula deve aumentar. No total, o Paraná tem dos 78 mil professores efetivos e cerca de 25 mil temporários.

Universidades

Sindicatos das sete universidades estaduais do Paraná também se movimentam para aderir à greve dos servidores no Paraná. No ensino superior, o Paraná tem um quadro de 7,7 mil docentes e 8,9 mil agentes universitários que atendem 91,3 mil alunos, dos quais 72,7 mil são de cursos de graduação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]