i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
22 estados e o DF

Perseguidos pela esquerda, professores criam associação para defender a liberdade no ensino

O grupo “Docentes pela Liberdade” reúne quase trezentos profissionais, de 22 estados e o DF, em torno de pautas de direita, especialmente dentro das universidades

  • PorTiago Cordeiro, especial para a Gazeta do Povo
  • 09/06/2019 17:51
Os professores Marcelo Hermes-Lima e Ricardo da Costa: luta pela liberdade de expressão no ensino. Foto: Arquivo Pessoal.
Os professores Marcelo Hermes-Lima e Ricardo da Costa: luta pela liberdade de expressão no ensino. Foto: Arquivo Pessoal.| Foto:

No último dia 13 de maio, às 7h50 da manhã, o professor da Universidade de Brasília (UnB) Marcelo Hermes-Lima publicou em sua conta de Facebook o seguinte post: “Desejo um excelente dia aos Docentes pela Liberdade. Um grande movimento nacional que está nascendo e crescendo a cada dia. Não iremos aceitar que nossa visão de mundo seja deturpada por ideias estranhas ao conceito de Liberdade. Não ao ‘central planning’, por parte do estado, de cada detalhe de nossas vidas. Esse movimento hoje está em mais de 20 estados e mais de 50 universidades. Ouvi ontem uma mensagem linda: a liberdade é contagiante! Não deixem que a tomem de ti!”

Esse texto se tornou a certidão de nascimento do grupo “Docentes pela Liberdade”, o projeto de uma associação que reúne quase 300 professores e profissionais ligados ao ensino de todo o Brasil, em 22 estados mais o Distrito Federal – faltam apenas representantes do Acre, Amapá, Rondônia e Roraima. Todos eles compartilham a maneira de pensar: são conservadores. A maioria se sentia isolada em seus ambientes acadêmicos que, em geral, dizem eles, favorecem as pautas e a ideologia de esquerda.

“Não sei onde o grupo vai chegar, mas o que eu quero primeiro é agregar as pessoas. Pretendemos que o professor de uma cidadezinha no interior do Maranhão saiba que tem gente no Brasil que pensa como ele”, explica Hermes-Lima. “Só o que queremos, neste momento, é que essas pessoas se sintam seguras, pelo menos psicologicamente”.

A primeira grande ação pública do grupo – que já é bastante ativa em grupos de WhatsApp e em reuniões entre eles – será no dia 4 de julho, quando vão ocorrer seminários, palestras, mesas redondas de representantes do grupo em várias cidades do Brasil.

Leia também: Evento na UnB traz cubano com dinheiro público, tem “Lula Livre” e críticas a Bolsonaro e Trump

Missões difíceis

Biólogo e professor da UnB desde 1996, Hermes-Lima tem 54 anos e é um dos autores da Teoria do Preparo para o Estresse Oxidativo, que ajuda a entender como animais conseguem viver sem oxigênio. Em paralelo, criou um blog, em 2007, para defender seus pontos de vista. Em 2016, após sofrer ameaças por expor suas opiniões, fechou o blog, mas logo na sequência, em 2018, foi convidado a prestar consultoria para a equipe de campanha do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL).

“Comecei a participar de reuniões com o general Souto”, ele explica, fazendo referência ao autor do plano de campanha para a área de educação, o general da reserva Aléssio Ribeiro Souto. “Ele me dava missões difíceis, queria um panorama das universidades brasileiras, do financiamento, dos alunos, dos professores. Comecei a chamar amigos para ajudar na pesquisa. Se não fosse o general Souto, esse grupo não teria nascido”.

Um dos interlocutores dessa época foi Ricardo da Costa, historiador especialista em Idade Média e professor da Universidade Federal do Espírito Santo. “Estou com o Marcelo desde a fundação do grupo e sou um dos primeiros professores federais que fez parte do Escola sem Partido, há mais ou menos 18 anos”, diz Ricardo da Costa.

Já no início de 2019, enquanto agregava especialistas, Hermes-Lima começou a publicar artigos sobre a baixa relevância da produção acadêmica nacional. Começou a analisar o desempenho de diferentes setores e a descrever casos de países cuja produção é mais citada. Na mesma medida em que foi atacado por colegas, Hermes-Lima também chamou a atenção de pesquisadores que concordavam que a falta de relevância era um problema grave. Essas pessoas passaram a se aproximar do professor da UnB.

Leia também: Pesquisa no Brasil: impacto global e estratégias de solução

Coruja com sino

Hermes-Lima também passou a acompanhar o desempenho de professores de direita que, nos últimos meses, se apresentaram como candidatos a reitor em diferentes instituições federais – caso da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (BA) e da Universidade Federal da Grande Dourados (MS). Utilizando grupos de WhatsApp, ele colocou em contato profissionais de diferentes áreas de conhecimento, de todas as regiões do Brasil. “O grupo Docentes pela Liberdade foi organizado a partir da combinação de vários grupos de WhatsApp, com professores do Brasil inteiro”, explica Ricardo da Costa.

Num primeiro momento, o grupo principal de WhatsApp, que reunia todos os participantes, se chamava “Educação sem Lacração”. Na medida em que se organizaram, os professores encontraram o nome definitivo. Agora, trabalham no próximo passo, sugerido por Rafael de Menezes, professor de direito civil da Universidade Católica de Pernambuco e juiz da 8ª Vara Cível de Recife: o grupo está se transformando numa associação, com membros pagando mensalidade, site oficial e diretoria.

“Conheci o grupo através das postagens no Facebook do professor Marcelo Hermes”, explica o juiz. “Sua importância é arejar o ambiente acadêmico com um viés simpático ao empreendedor. Nós professores, como formadores dos jovens, precisamos destacar a herança recebida do capitalismo que em dois séculos garantiu dois direitos humanos fundamentais: saúde e vida”.

Atualmente, além de professores de diversas instituições, participam do “Docentes pela Liberdade” um reitor, pessoas ligadas ao Ministério da Educação e quatro brigadeiros do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). A diretoria da entidade trabalha também na finalização de seu símbolo oficial, que está sendo produzido por Júlio van der Liden, professor dos cursos de Design de Produto e Design Visual da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Será uma coruja típica do cerrado, carregando um sino, símbolo da liberdade.

Leia também: Escândalos acadêmicos: as ciências sociais a serviço da política identitária

Oxigenação para a Academia

“A associação é uma iniciativa extremamente importante para reequilibrar o país”, explica van der Liden. “Não é um grupo de vingança, não tem o objetivo de apagar a voz da oposição, como a esquerda fez até hoje. É um grupo extremamente importante em defesa da liberdade, inclusive a liberdade dos que não buscam a liberdade”.

Atualmente, a associação agrega profissionais de todas as regiões do país. “Os professores mais atuantes vêm de Sergipe e Pernambuco, disparado, mas também do Rio Grande do Sul, do Piauí e de Mato Grosso do Sul”, explica Marcelo Hermes-Lima. O tema principal, “liberdade”, é importante para essas pessoas. “Metade das pessoas que participam têm medo. Principalmente os que estão nas duas pontas da carreira, no início e no fim”, explica Hermes-Lima, que recebe, por email, relatos constantes de professores de direita que se sentem impedidos de expressar suas posições políticas.

“Eu me interessei pelo grupo porque sei da dificuldade que tantos professores passam. A associação tem o papel de ser uma voz, fornecer um suporte para essas pessoas que são perseguidas”, afirma Júlio van der Liden. “Assim, pode criar iniciativas no sentido de reequilibrar o debate dentro da universidade”.

Marcos Sobral, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, concorda. “O meio acadêmico e a ciência precisam de oxigenação. Muitos professores ficavam envergonhados de assumir sua posição, dada a censura social”, afirma. “A Academia deveria ter essa característica, a de estimular o livre pensar. Não podemos dizer que a sociedade inteira é de esquerda. Se a Academia existe, ela deve repercutir as diferentes linhas de pensamento, e o grupo tem essa função.”

Para Fabrizio Prado, médico nefrologista e professor do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a atuação do grupo dará oportunidade para que o país possa pesquisar assuntos até então bloqueados pela esquerda na academia. "Considero extremamente importante esse grupo, são pessoas muito capacitadas de todo o Brasil, na sua maioria, mas não exclusivamente, professores universitários, cuja visão é um contraponto à ideologia dominante de esquerda. A existência e a atuação do grupo - e de seus membros individualmente - devem contribuir para o ambiente de liberdade na educação, o que permitirá o aparecimento de pensamentos, trabalhos até então discriminados e impedidos de serem levados adiante."

Para mais informações sobre o movimento, que não é restrito a docentes, basta enviar um e-mail para [docentespelaliberdade@gmail.com].

45 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 45 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    liliana regina perrotti

    ± 337 dias

    Alguém sabe como se faz para fazer parte desse grupo?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcelo Santana

      ± 342 dias

      Sem partido = Partido do governo. Petistas de sinal trocado.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • N

        Nani Napoli

        ± 364 dias

        Que maravilha. Deus tem ouvido minhas oraçoes diarias, pedindo bençaos para os professores de Bem, e bençaos especiais de inumeraveis oportunidades de DESPERTAR de seus equivocos, aos professores aliciados pelo mal. Obrigada, Senhor!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Cristian carla a. Volski cassi

          ± 364 dias

          Que bom!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • C

            Cristian carla a. Volski cassi

            ± 365 dias

            Estão falando de uma greve dia 14? Pra mim total sem objetivo nem razão. Mais um movimento da "oposição" pra tumultuar o País que, está bem bagunçado! E diz-que será "pela eeducação". Será ?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • D

              Dinart Bittencourt

              ± 365 dias

              ACHO IMPORTANTÍSSIMA A ATUAÇÃO DE UM GRUPO COMO ESSE, DE PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS PREOCUPADOS COM EDUCAÇÃO E NÃO TREINAMENTO DE ESQUERDISTAS.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • R

                RMSL

                ± 365 dias

                PROFESSOR... Primeiro que no horário de trabalho deve ENSINAR as matérias... depois no intervalo ou na saída eles podem ficar pregando o Socialismo de Cuba para quem ainda acreditar nisto.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  LAUDI CARLOS VEDANA

                  ± 365 dias

                  O mais importante papel do professor é criar condições para que os alunos desenvolvam a criticidade, acima de qualquer conteúdo, em todas as áreas, para que eles possam direcionar sua vida com a soma dos valores que permitam construir seus objetivos na vida. A pessoa crítica ajuda a formar a sociedade com direitos e cobranças.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  3 Respostas
                  • M

                    Marcelo Hermes Lima

                    ± 364 dias

                    Pessoa "crítica" vota em Dilma!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • R

                    RMSL

                    ± 365 dias

                    Durante o horário de trabalho ENSINAR as matérias... depois no intervalo ou na saída eles podem ficar pregando o Socialismo de Cuba para quem ainda acreditar nisto.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • M

                    MateusMS

                    ± 365 dias

                    não, O PAPEL do professor é ensinar a MATÉRIA na qual ele esta sendo pago para ensinar.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • V

                  Vitor Chvidchenko

                  ± 365 dias

                  Parabéns pela iniciativa dos professores. São atitudes como essa que me fazem ainda acreditar que pode haver alguma esperança para o futuro desse país. Basta de autoritarismo e pensamento único de esquerda nos meios educacionais.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • S

                    SU KEIKO

                    ± 364 dias

                    Seria realmente interessante se todas as instituições de ensino público no país se preocupassem em ensinar e não em doutrinar. Infelizmente as instituições de ensino deixaram de ser um espaço de debate e se tornaram um antro do discurso único... Parabéns pela iniciativa e boa sorte!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcelo Hermes Lima

                    ± 364 dias

                    Muito obrigado!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • M

                  Marcel Jaqueto

                  ± 365 dias

                  Quem nega a influência e opressão que existem no meio acadêmico em relação às ideias conservadoras, ou não vive no meio ou tem absoluta pobreza moral. Parabéns ao grupo pela coragem! Pela liberdade de pensar e falar!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    MAURO FONSECA DE MACEDO

                    ± 365 dias

                    Excelente notícia, mostra que ainda há esperança no ensino universitário!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • O

                      ORLY MARION

                      ± 365 dias

                      Olá Parabéns pela iniciativa. Sou professora e já senti essa intolerância de quem não tem respostas, só sabe agredir quem pensa diferente. Li a reportagem da Gazeta do Povo e estou interessada em ter mais subsídios para defender, entre colegas, a liberdade de pensamento e de cátedra, sem pressões descabidas. O e-mail divulgado não está funcionando. Como posso ter mais informações sobre o grupo? Orly Marion Webber Milani

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      2 Respostas
                      • M

                        Marcelo Hermes Lima

                        ± 364 dias

                        Me procure no facebook

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Ana D Rosa

                        ± 365 dias

                        Parabéns pela coragem! Desejo-lhe sorte e sucesso! Não desista. Professores assim são a esperanças de muitos pais e farão a diferença no futuro dos filhos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Alexandre

                      ± 365 dias

                      Isso que e matéria! A esperança renasce justamente do "inquestionável" posicionamento dos bancos academicos! Ideias opostas são bem vindas... Sem o radicalismo messiânico da esquerdalha!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        All Jr

                        ± 365 dias

                        Parabéns professores pela iniciativa! As Universidades brasileira precisam urgentemente de liberdade de pensamento, inclusive de ensino! Por favor, resgatem nossa Universidades do aparelhamento esquerdalha! Acorda Brasil!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • R

                          Rogério

                          ± 365 dias

                          Excelente iniciativa. Precisamos nos organizar.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            Ana D Rosa

                            ± 365 dias

                            Que bom saber que há uma esperança. Esses professores, verdadeira resistência à ditadura intelectual da esquerda, precisam saber que não estão sós. Têm o apoio de pais preocupados com o ensino em que a qualidade padece diante da imposição ideológica e distorção da realidade típica da esquerda.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              AMAURI

                              ± 365 dias

                              Bozócas lmbecis "inúteis".

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              3 Respostas
                              • M

                                Marcelo Hermes Lima

                                ± 364 dias

                                Sou inútil, com 6 mil citações, talkey! hahaha

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luis Renato Queiroz

                                ± 365 dias

                                Sua grossura apenas confirma a necessidade de se combater a esquerda impositiva.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • G

                                Guajuvira

                                ± 365 dias

                                Falou o TANTÃ das Américas! Se alguém pensa igual você é inútil? Imagino de onde você veio....

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • R

                              RGB

                              ± 365 dias

                              O movimento parece interessante, masa ao meu ver escola nao deve ter direita nem esquerda, escola nao é lugar para se buscar filiacao politica. Acho que a dominaçao atual das escolas por professores com viés politico precisa sim ser combatida.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • F

                                FERNANDO LUIZ POZZOBON

                                ± 365 dias

                                Enfim, tudo que é possível para afastar os atuais professores de esquerda retrógrada é salutar. Sou professor e me interesso por este grupo. Adiante....

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • B

                                  bombastus

                                  ± 365 dias

                                  Enfim a sociedade está vendo o que a esquerda é e sempre foi: intolerante, censora, preconceituosa, hipócrita, cínica. Como ensinou Antonio Gramsci, fundador do partido comunista italiano nos anos 30, a disseminação do comunismo deve se iniciar pela educação e pela cultura e que a Igreja deveria se despir de espiritualidade e se inundar de teorias marxistas. Tudo pela "causa", mesmo que seja cínico, violento e hipócrita. Estamos acordando.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • B

                                    bombastus

                                    ± 365 dias

                                    Como? A tolerante esquerda fazendo isso? Não acredito.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • L

                                      Luiz Gomes

                                      ± 365 dias

                                      Sou professor universitário no Sudeste do Pará . Conheço a perseguição e falta de liberdade de professores de direita para expressar suas ideias. Como faço para me juntar ao grupo?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • R

                                        Romeo

                                        ± 365 dias

                                        No final do texto tem um e-mail

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • C

                                      Carlos

                                      ± 365 dias

                                      A Liberdade é realmente contagiante. Parabéns, vocês não estão sós.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • E

                                        ESTORVO

                                        ± 365 dias

                                        A Gazetinha é de dar nojo....Milhares de professores estão sendo ameaçados e humilhados por um governo reacionário e o jornaleco marrom destaca um "grupo de quase 300 profissionais" que decidiram fazer discurso ideológico, do outro lado. Aí pode? é liberdade no ensino? A gazetinha largou de vez qualquer defesa do ensino público, de qualidade.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        5 Respostas
                                        • M

                                          Marcelo Hermes Lima

                                          ± 364 dias

                                          vai ler a cartinha caital ! talkey

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • I

                                          Ivo

                                          ± 365 dias

                                          ixkerdinha é isso: um estorvo.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Meg Litton

                                          ± 365 dias

                                          Estorvo: teu pseudo nome diz tudo...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Marcos

                                          ± 365 dias

                                          Basta qualquer aluno, hoje alienado pela esquerda no coletivismo de matiz marxista, gramiscista, escola de frankfurt, etc., ser tomado de um pouco de sobriedade mental que essa situação se reverte, principalmente se essa Liberdade for pautada principalmente pela inserção nos campi de uma bibliografia mais arejada às várias visões de mundo. Esse é o medo da esquerda, pois suas falácias não se sustentam sob o escrutínio da ciência.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • L

                                          luca lucas

                                          ± 365 dias

                                          Sao 300 profissionais agora , pois vao aparecer milhares e a população ira apoia-los . Professor nao tem que doutrinar , tem que ensinar , vamos varrer os maus professores , essa escoria nojenta esquerdista.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        AV

                                        ± 365 dias

                                        Bom, mas me parece que ultimamente os professores de esquerda que tem sido perseguidos, inclusive por alunos e pelo próprio MEC. Ou estou enganado?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        2 Respostas
                                        • E

                                          eneida

                                          ± 365 dias

                                          Está enganado. A esquerda domina o meio acadêmico há mais de 50 anos. E cada vez foi ficando mais ousada na repressão a qualquer voz discordante. Isso é notório. A reação em algum momento aconteceria. Isso não é perseguição.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • I

                                          IVAN KOOKI SUTO

                                          ± 365 dias

                                          Perseguidos pelo MEC? Porque? Por exigirem que os reitores prestem contas do orçamento? Não seria o mínimo a ser feito para que o governo saiba como está sendo gasto? Pelos alunos? É perseguição exigir que os professores se isentem de ideologias políticas? É perseguição exigir que os professores lecionem as matérias que lhes cabem, sem viés político?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • E

                                        Eduardo Carvalho

                                        ± 366 dias

                                        Quem labuta no meio academico conhece a intolerância geral com ideias "divergentes" das dos partidos politicos de esquerda e extrema esquerda. É um canto do Brasil onde a democracia nunca chegou.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • E

                                          Eduardo Carvalho

                                          ± 366 dias

                                          Enfim alguem luta pela liberdade de expressão DENTRO da academia brasileira!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          Fim dos comentários.