• Carregando...
 | Albari RosaGazeta do Povo
| Foto: Albari RosaGazeta do Povo

A presença de um professor talentoso faz mais diferença para crianças socialmente vulneráveis do que para alunos em melhores condições econômicas e culturais. O problema é que os profissionais talentosos não querem ser professores ou estão nas escolas de classes abastadas. Como mudar esse quadro?

Este é o questionamento de fundo de dois relatórios publicados nesta segunda-feira (11) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). 

LEIA TAMBÉM: Nas escolas públicas da Estônia, alunos pobres se saem tão bem quanto os ricos

Usando dados do Pisa de 2015, avaliação internacional de estudantes de 15 anos de mais de 70 países e economias, o levantamento apontou que 4,2% dos estudantes dessa faixa etária querem trabalhar como professores, uma proporção que corresponde a atual participação de professores na população adulta nesses países. 

O alerta, porém, vem depois: nos países com baixa qualidade de ensino, os estudantes que esperam trabalhar como professores manifestam habilidades matemáticas e de leitura mais fracas do que seus colegas que afirmam querer trabalhar em outras profissões. 

Com professores menos capacitados, o ensino entre os mais pobres tende a ser pior e aumentar a desigualdade.

LEIA TAMBÉM: Qualidade dos novos professores no Brasil é cada vez pior, revela estudo

Propostas de solução

Para alterar esse cenário, os especialistas olharam para os países que conseguem atrair alunos com altas habilidades para a carreira de docência – e dispostos a trabalhar em escolas mais vulneráveis. O salário e a percepção do valor da profissão para a sociedade, obviamente, parecem fazer diferença – ainda que os pesquisadores frisassem não ser o dinheiro o principal fator de atração dos mais habilidosos. 

(A porcentagem de professores que “concordam” ou “concordam fortemente” com a afirmação “eu acho que a profissão docente é valorizada na sociedade” é de 66% na Cingapura e de 13% no Brasil).

Outro dado, porém, chamou a atenção dos pesquisadores, mas eles não conseguiram chegar a uma conclusão causal. Nos países em que os melhores professores dão aulas para alunos vulneráveis, os diretores dessas escolas têm mais liberdade na contratação e demissão dos educadores.

LEIA TAMBÉM: Brasil continua entre os piores do mundo em ciências, matemática e leitura

Segundo o levantamento, os sistemas de ensino de alta qualidade não atingem seus objetivos simplesmente aumentando o salário e melhorando as condições de trabalho dos professores. Eles também se dedicaram a selecionar, desenvolver e reter professores mais eficazes e garantir que permanecessem em sala de aula. O estudo apontou três recursos presentes nas políticas bem-sucedidas para a atração de professores: 

1) estágio obrigatório (e de seleção) de ensino como parte do treinamento; 

2) oportunidades de desenvolvimento profissional; 

3) a existência de mecanismos de avaliação contínua de professores.

Os relatórios “Políticas Eficazes para Professores: Compreensões do Pisa”“Professores em Ibero-América: sugestões do Pisa e Talis” podem ser acessados no site da OCDE.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]