i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Ouça

O que você precisa saber sobre políticas públicas educacionais em 4 podcasts

  • Brasília
  • 27/11/2020 19:00
Imagem meramente ilustrativa.
Imagem meramente ilustrativa.| Foto: Unsplash

A Gazeta do Povo publicou, no formato de podcast, uma série especial para debater o problema da baixa qualidade da educação brasileira. Com a presença de importantes especialistas no cenário educacional, trazemos contribuições a respeito dos pilares das políticas públicas que podem mudar o quadro no qual o país se encontra. As principais ações dizem respeito ao 1 currículo, 2 material didático, 3 avaliações e 4 formação de professores.

Os podcasts servem como uma preciosa ferramenta para professores e pais interessados na melhoria da educação brasileira. Para os professores, uma forma de se aprimorar e saber o que pode ser melhorado. Para os pais, uma maneira de entender o que cobrar das autoridades com conhecimento de causa.

Por que a educação do país patina em tantos aspectos? Por qual razão os alunos permanecem com desempenho pífio nos rankings internacionais? O que há de errado com a formação de professores? Até quando crianças chegarão à 3ª série sem serem alfabetizadas e, afinal, a ideologização do ensino é o principal dos problemas?

O diagnóstico é complicado e mudar o quadro não é fácil. Mas exemplos exitosos da comunidade internacional, e até de algumas ilhas de excelência no Brasil, nos permitiram entender qual caminho deve ser seguido.

Participam da série Ilona Becskehazy, ex-secretária de Educação Básica do MEC, mestre e doutora em política educacional, Kátia Benedetti, professora da rede básica da educação de São Paulo e autora do livro A falácia socioconstrutivista, João Batista Araujo e Oliveira, doutor em Educação pela Florida State University e presidente do Instituto Alfa e Beto, e Pedro Caldeira, português, professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e Diretor do Núcleo de Educação Básica do grupo Docentes pela Liberdade (DPL).

Ouça os podcasts a seguir:

1 - Currículo: o primeiro passo para mudar a educação brasileira

2 - A importância dos materiais didáticos para uma educação de qualidade

3 - O Brasil é o lanterninha dos rankings internacionais. Como melhorar?

4 - Como a formação dos professores pode mudar a educação brasileira

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.