• Carregando...
Os 42 semifinalistas da categoria poesia de cidades da Região Sul do país ganharam medalhas de bronze | Pedro Serápio/Gazeta do Povo
Os 42 semifinalistas da categoria poesia de cidades da Região Sul do país ganharam medalhas de bronze| Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo

Os classificados

Os dez alunos da Região Sul que disputarão a final da Olimpíada da Língua Portuguesa

Paraná

• Rafaela Neneve (professora Cleonice Francisca da Silva Reolon Escola Jose Silvério de Oliveira, Cascavel)

• Letícia Froiz Ribeiro (professora Leda Márcia Dias Dal Lin Escola Santa Rita de Cássia, Foz do Iguaçu)

• Amanda de Paula de Souza (professora Lia Sandra Lourenço de Souza, Escola Luíza Rosa Zarpellon Pinto, Irati)

• Laudiene Farias dos Santos (professora Ivone Simone Polli, Escola Nilce T. Zanetti, Campina Grande do Sul)

Santa Catarina

• Michel Alan Pisa (professora Simoni Debarba, Escola Francisco Bertelli, José Boiteux, SC)

• Renata Moraes (professora Sidamar Artifon, Núcleo Educacional Prof. Claudino Locatelli, Ipumirim, SC)

• Marina Savizki (professora Rita Jubanski do Nascimento, Escola Alto Rio da Anta, Santa Terezinha, SC)

Rio Grande do Sul

• Vanessa Thomas Becker (professora Neiva Martins de Camargo, Escola Margarida Pardelhas, Cruz Alta, RS)

• Gabriel Pinho dos Santos (professora Cátia Mello Silveira, Escola Casemiro de Abreu, Rio Pardo, RS)

•Brendo Willian Silva Skalski (professora Lisiane Rodrigues Goulart Escola Rui Barbosa, Mariluz/Imbé, RS)

A largada para a etapa final da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi dada ontem em Curitiba. Dez finalistas, alunos e professores, que saíram de cidades da Região Sul do país foram anunciados ontem, no Museu Oscar Niemeyer. Quatro deles são do Paraná. Durante a cerimônia, os 42 semifinalistas da categoria poesia de cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul receberam medalhas de bronze como premiação. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é um programa de estímulo à escrita e a leitura e atingiu cerca de 6 milhões de alunos da rede pública do ensino fundamental e médio. Participaram 5.445 cidades, número que corresponde a 98% do total de municípios brasileiros.

Antes da cerimônia de premiação, os alunos e professores envolvidos na produção dos 42 textos semifinalistas passaram por oficinas de formação e capacitação. Todos ficaram hospedados em um hotel no bairro Santa Felicidade. Conheceram pontos turísticos e puderam escolher obras de sua preferência em uma livraria montada especialmente para isso. Para a estudante da 4ª série Marina Savizki, 9 anos, moradora da zona rural da cidade de Santa Terezinha, em Santa Catarina, essa foi a oportunidade de adquirir seu primeiro livro próprio. "Só de estar aqui já é bom demais. Nunca tinha nem andado de elevador", diz a menina, que dependia do telefone de um vizinho para se comunicar com os pais. Para as colegas Letícia e Nádia Ribeiro, 10 anos, ambas de Foz do Iguaçu, ficar entre as finalistas foi a oportunidade de viajar de avião pela primeira vez. "Aprendemos muito e fizemos bastante amigos", afirmam.

Outras seis premiações regionais nos moldes da realizada em Curitiba estão programadas até o dia 19 novembro. Dos 150 finalistas sairão 15 vencedores a serem conhecidos no dia 1º de dezembro, em Brasília.

A troca de experiências culturais é um dos pontos destacados pela secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, para o governo federal adotar a Olimpíada da Língua Portuguesa como um programa de política pública. "O ganho está na aprendizagem. É um processo de formação tanto de alunos quanto de professores", diz. A Olimpíada existe desde 2002 e era comandada pela Fundação Itaú Cultural. A partir deste ano o Ministério entrou como parceiro do programa. Além da fase de premiação, que está ocorrendo ao longo de 2008, no ano que vem professores participantes dos 5.445 municípios irão receber capacitações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]