• Carregando...

Professores de cinco câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) decidiram nesta quinta-feira (6) manter a greve da categoria iniciada em 17 de maio. A deliberação foi feita em sessão do sindicato dos docentes da instituição, o Sintutfpr, no câmpus Curitiba. Do total dos docentes presentes, 78 foram favoráveis à continuação da paralisação contra 29 contrários e 2 abstenções. A assembleia foi marcada por fortes críticas à Reitoria da instituição que acabou de incorporar o câmpus Curitiba.

Mesmo assim, assembleias locais de seis outros campi da UTFPR decidiram pelo fim da greve. O reitor da UTFPR e presidente do Conselho Universitário (Couni), Carlos Eduardo Cantarelli, aprovou sem passar pelo Couni o reinício das aulas, usando o mecanismo jurídico "ad referendum", ou seja, com a promessa de que essa decisão será apreciada e votada pelo Couni em sua próxima reunião. Dessa forma, as aulas serão retomadas na próxima segunda-feira (10) em Londrina, Cornélio Procópio, Apucarana e Medianeira, dia 12 (quarta-feira) em Dois Vizinhos e 17 (segunda-feira) em Pato Branco.

Dos doze câmpus da instituição, continuam em greve os localizados em Curitiba, Ponta Grossa, Francisco Beltrão, Campo Mourão e Toledo. O câmpus de Guarapuava foi o único que não aderiu à greve e as aulas do segundo semestre foram iniciadas em 6 de agosto.

De acordo com a UTFPR, o Conselho de Graduação e Educação Profissional (Cogep) depende da volta às aulas para discutir o novo calendário acadêmico, suspenso em 29 de junho. Nos câmpus em que as aulas forem retomadas na próxima segunda, o calendário deve ser normalizado até o fim de 2014, segundo avaliação de Maurício Alves Mendes, pró-reitor da Graduação e Educação Profissional da UTFPR.

"Quando terminar a greve será discutida a retomada das chamadas do Sisu, que estão paradas, o período de matrícula para o segundo semestre e para o primeiro período de 2013. Não devemos ter aulas domingos ou feriados, mas isso será definido pelo conselho", diz Maurício.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]