• Carregando...
Lançamento do programa UnB 2030, que terá como foco a interdisciplinaridade em prol do desenvolvimento inclusivo e sustentável.  | Raquel Aviani/Secom UnB
Lançamento do programa UnB 2030, que terá como foco a interdisciplinaridade em prol do desenvolvimento inclusivo e sustentável.| Foto:

Um programa lançado pela Universidade de Brasília (UnB) procura articular uma rede de projetos de extensão, ensino e pesquisa em torno da Agenda 2030 da ONU para o desenvolvimento sustentável.

Guiado pelos valores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o objetivo do programa “UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo” é lançar a instituição no âmbito global de metas para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar e proteger o meio ambiente.

LEIA TAMBÉM: Ciência no Brasil mendiga recursos, sem solução em curto prazo

“Esses objetivos estão pautando o mundo todo, inclusive, nossas pesquisas, projetos e atuação. A Universidade precisa mostrar sua importância”, sintetiza Thiago Gehre, professor do Instituto de Relações Internacionais (Irel) e coordenador do programa.

Segundo o coordenador técnico de extensão da UnB, Alexandre Pilati, o programa pretende também integrar e fortalecer os projetos de desenvolvimento inclusivo e sustentável da universidade, além de fomentar novas iniciativas e articulá-las com a sociedade civil, órgãos governamentais e organismos internacionais.

“A iniciativa é apenas um braço da Agenda 2030. Iremos captar recursos internos e externos para financiar projetos e pesquisas vinculados à temática e, com isso, lançaremos editais de fomento. Todavia, o mais importante é agregar tudo que existe na UnB”, diz. 

O próximo passo do programa será uma oficina de planejamento das próximas frentes de ação do UnB 2030, no dia 23 de novembro. O evento será aberto a toda comunidade e as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail unb2030ods@gmail.com.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]